Câmara de Pesqueira rejeita CPI e índios Xukuru reagem com toré em frente ao prédio legislativo
Manifestação cultural indígena marca posição política após decisão da Câmara sobre denúncia contra gestão municipal. Grupo político do cacique se anima
Por Flávio José Jardim
atualizado há 1 ano
Publicado em
Na noite desta terça-feira (29), a Câmara de Vereadores de Pesqueira rejeitou o Requerimento nº 079/2025, que propunha a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a suposta existência de uma organização criminosa na estrutura da Prefeitura. O pedido, apresentado pelo vereador Evando Junior e assinado por outros três parlamentares da oposição — Geo Napoleão, Biá Cabral e Mateus Leite — não obteve apoio suficiente para ser aprovado.
A decisão repercutiu imediatamente do lado de fora da Câmara. Integrantes do povo indígena Xukuru, fortemente ligados à base governista e liderados por figuras tradicionais do movimento, protagonizaram um ritual de toré em frente ao prédio do legislativo. Vestidos com trajes típicos e ao som de maracás, os Xukuru usaram a dança como forma simbólica de manifestação política, demonstrando apoio à gestão e rechaçando a tentativa de instalação da CPI.
A rejeição ao requerimento aconteceu diante de um plenário lotado, em uma sessão marcada por intensos debates.
O presidente da Câmara, Guila Araújo sustentou que a proposta não respeitou o trâmite regimental necessário. “A sessão foi conduzida com total transparência e respeito a todos os mandatos. Investigações já estão em curso por parte do Ministério Público. Uma CPI agora seria redundante”, disse ele, ressaltando que o momento exige responsabilidade institucional.
A presença e a ação dos Xukuru durante a sessão também evidenciaram o grau de articulação política do grupo dentro da atual gestão municipal. A manifestação cultural realizada na frente da Câmara funcionou como um recado direto à oposição e um gesto público de alinhamento com o grupo da base governista. Para muitos, o ato foi uma demonstração de força e mobilização estratégica.
O episódio mostrou como a política em Pesqueira permanece marcada pela forte presença dos movimentos sociais organizados, como o dos povos indígenas, que exercem influência tanto no legislativo quanto nas ruas. A dança do toré, além de sua dimensão espiritual e cultural, ganhou um caráter de protesto e de apoio — tornando-se símbolo de resistência e de posicionamento político.
A rejeição da CPI e a manifestação dos Xukuru colocam a cidade em um novo capítulo de debates.
---------------------------------
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!