CTA EM PESQUEIRA | Saúde melhora atendimento e descentraliza testes rápidos de HIV, Hepatite e sífilis
A Secretaria de Saúde de Pesqueira realiza capacitação para descentralizar realização dos testes rápidos para diagnóstico de HIV, das hepatites B e C e da sífilis. CTA atuando.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 4 anos
Publicado em


A Secretaria de Saúde de Pesqueira iniciou uma série de capacitações com os Enfermeiros das Equipes de Saúde da Família sobre a realização dos Testes Rápido, objetivando ampliar o acesso a população com a descentralização do procedimento, que passará a ser ofertado na própria Unidade de Saúde da área onde o usuário reside.
Segundo a enfermeira Drª Elisabete Costa, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que, articulados aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), representam uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da sífilis.
Ela diz que os CTA’s atuam também na prevenção dessas e das demais infecções sexualmente transmissíveis (IST), favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.
“No sentido de contribuir para o aprimoramento do trabalho realizado pelos CTA, a coordenação do Programa Estadual de DST/Aids de Pernambuco recomenda que esses serviços pautem seu trabalho nos princípios, objetivos e atividades essenciais, população prioritária e parâmetros estruturais, de acesso e de gestão, como a acessibilidade, universalidade e equidade no acesso às ações prestadas pelos CTA, aos insumos de prevenção e aos exames sorológicos”.

Em atendimento a esta recomendação, a Secretaria de Saúde de Pesqueira iniciou uma série de Capacitações com os Enfermeiros das Equipes de Saúde da Família sobre a realização dos Testes Rápido, objetivando ampliar o acesso a população com a descentralização do procedimento, que passará a ser ofertado na própria Unidade de Saúde da área onde o usuário reside.
“Essa descentralização beneficiará toda a população de Pesqueira, por ampliar o acesso dos moradores em geral, principalmente das comunidades mais vulneráveis, ao aconselhamento, às ações de prevenção e ao diagnóstico da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C.”, destacou o Secretário de Saúde, Dr. Ribamar Coutinho.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!