Eventos

CULTURA AFRO-BRASILEIRA | Câmara de Vereadores de Pesqueira aprova criação do Dia da Consciência Negra municipal

Também foi instituída a Semana da Consciência Negra, que antecede o dia 20 de novembro, onde serão realizados eventos de formação e fruição da Cultura Afro Brasileira, culminando com a Caminhada dos Terreiros.

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 6 de outubro de 2021, 09h08

CULTURA AFRO-BRASILEIRA | Câmara de Vereadores de Pesqueira aprova criação do Dia da Consciência Negra municipal

PESQUEIRA (PE) - A Câmara de Vereadores de Pesqueira aprovou ontem (05 de outubro), por unanimidade, Projeto de Lei que institui a Semana da Consciência Negra, no município de Pesqueira, agreste de Pernambuco.

       A sugestão do projeto foi da Fundação de Cultura Zeferino Galvão, acatada de imediato pelo Presidente da Câmara, Pastinha Xukuru, e por todos os vereadores. O texto seguirá agora para o Executivo para ser sancionado e promulgado.

       Os secretários de Turismo (Guilherme Araújo) e de Educação (Thiago Torres), além de representantes da Fundação de Cultura Zeferino Galvão (Socorro Marinho e Gerusa Wanderley) estiveram presentes à sessão.

       De acordo com a proposta, a semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada a ações educativas da população negra, e no combate ao racismo e a outras formas de discriminação.

       A Lei Municipal promove o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra Municipal, em sintonia com a Lei Federal. “Também foi instituída a semana que antecede o dia 20, onde serão realizados eventos de formação e fruição da Cultura Afro-Brasileira, culminando com a Caminhada dos Terreiros, no dia 20”, informou Gerusa.

       A Lei foi uma sugestão da Fundação de Cultura Zeferino Galvão, acatada de pronto pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Pesqueira, Pastinha Xukuru.  

       O evento contou com representantes de mais de 10 casas de Candomblés e Jurema, além de integrantes do Governo Municipal.       

“O Dia da Consciência Negra é mais um instrumento de luta em Pesqueira contra o preconceito e de valorização da história e da cultura afro-brasileira. É preciso debater essa realidade que uma parte da sociedade prefere nem falar”, destacou Guilherme Araújo, Secretário de Turismo de Pesqueira.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!