DEFESA CIVIL E MEIO AMBIENTE | Ação rápida e eficaz das equipes da prefeitura de Pesqueira evitou uma tragédia no incêndio que interditou a BR-232
Foram 7 horas de fogo intenso que deixou a visibilidade zero na rodovia federal. Fumaça, fuligem e danos ambientais. Uma verdadeira força-tarefa foi montada para debelar as chamas. Prefeitura comandou a ação e fez um excelente trabalho.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 anos
Publicado em




PESQUEIRA (PE) – Após sete horas de fogo e trabalho intenso as equipes da prefeitura (Defesa Civil, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Agricultura e Infraestrutura) conseguiram controlar um incêndio na vegetação às margens da BR-232, em Pesqueira, município do Agreste de Pernambuco, a 214 quilômetros do Recife.
Foram momentos escaldantes com muita fumaça, interdição por algum tempo da BR-232 nos dois sentidos, início de incêndio até em um veículo do Corpo de Bombeiros e muito trabalho. A Defesa Civil de Pesqueira, liderada por Kléber Henrique da Silva, comandou uma verdadeira força-tarefa, com a união de todos, que debelou as chamas e evitou o pior.
Não houve vítimas humanas, mas os danos ambientais são incalculáveis, com a morte e destruição do habitat de pequenos animais e plantas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Tiago Vasconcelos, o clima quente e a vegetação seca contribuíram para o alastramento das chamas.
Outro foco de incêndio também foi registrado na localidade de Caraíbas, no município vizinho de Arcoverde.
FOGO ALTO
A tarde desta segunda-feira (25 de outubro) foi de caos nas margens da BR-232, em Pesqueira. O incêndio na vegetação poderia atingir áreas habitadas, mas a ação da prefeitura evitou uma tragédia maior.
O fogo ficou concentrado no perímetro urbano de Pesqueira, entre o Prelúdio e o Abatedouro Público.
Em Podcast, o Secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Tiago Vasconcelos falou ao Site Flávio J Jardim – Notícia Verdade, dos momentos difíceis para conter o fogo. Já o chefe da Defesa Civil, Kléber Henrique, contou também em entrevista, como foram os momentos na linha de frente para debelar as chamas, conter a fumaça e evitar vítimas.
Ouça LÁ ACIMA o Podcast com Tiago Vasconcelos (Meio Ambiente e Serviços Urbanos) e Kléber Henrique (Defesa Civil).




Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!