Turismo

DEVOÇÃO E FÉ | Pesqueira celebra 85 anos das Aparições de Nossa Senhora das Graças, na Aldeia Guarda

A novena se estenderá até o dia 30 de agosto, com o Terço da Juventude. No dia 31 de agosto haverá a Missa Solene. Local já é ponto de visitas. Cachoeira da localidade é um espetáculo à parte. “Maria da Graça, dá-me a graça de ver Jesus”.

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em

DEVOÇÃO E FÉ | Pesqueira celebra 85 anos das Aparições de Nossa Senhora das Graças, na Aldeia Guarda
https://youtu.be/PU-9dAZSVAk

VILA DE CIMBRES / PESQUEIRA (PE) – Desde o último domingo (22), o município de Pesqueira, situado a 214 quilômetros do Recife, celebra a 85ª Festa das Aparições de Nossa Senhora das Graças, na Aldeia Guarda (Tribo Indígena Xukuru), na Vila de Cimbres, localidade que foi elevada à categoria de vila em 3 de abril de 1762, ou seja, há quase 260 anos.

      A Festa dos 85 anos das aparições vai até o dia 31 de agosto e, segundo a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Pesqueira, “Domingo, (22 de agosto) houve a abertura das festividades em comemoração às aparições de Nossa Senhora das Graças”, disse o secretário Guilherme Araújo.

      A novena se estenderá até o dia 30 de agosto, com o Terço da Juventude e no dia 31 de agosto haverá a Missa Solene. “Convidamos a todos para participar desse momento de fé. Lembramos que é necessário respeitar as medidas sanitárias, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, informou o secretário de Turismo, Guilherme Araújo.

 PROGRAMAÇÃO

      A Diocese de Pesqueira publicou o programa oficial da Festa das Graças, na Aldeia Guarda.

Segunda-feira, 23/08 – 16h – Terço dos Trabalhadores 

Peçamos a Nossa Senhora das Graças pelas pessoas que estão empregadas e querem pedir proteção para o trabalho e pelas pessoas que estão buscando uma oportunidade profissional.

Terça-feira, 24/08 – 16h – Terço do Sofrimento

Peçamos a Nossa Senhora das Graças que ela nos dê forças para carregarmos a nossa própria cruz e nos ensine como passar pelos momentos de sofrimentos.

Quarta-feira, 25/08 – 16h – Terço dos Povos Indígenas

Peçamos a Nossa Senhora das Graças, que olhe carinhosamente para as lutas dos povos indígenas na luta pelos seus direitos.

Quinta-feira, 26/08 – 16h – Terço do Perdão

Peçamos a Nossa Senhora das Graças, ícone do perdão que nos dê a graça de um coração misericordioso.

Sexta-feira, 27/08 – 16h – Terço das Crianças

Peçamos a Nossa Senhora das Graças pelas crianças, que aprendam que possam crescer no colo dos pais em idade, sabedoria e graça.

Sábado, 28/08 – 16h – Terço das Famílias

É impensável venerar Maria descartando São José. Peçamos neste dia por todos os casais, a graça do amor, carinho, a solicitude de José por Maria e dela por ele e dos dois por Jesus.

Domingo, 29/08 – 9h – Santa Missa

Segunda-feira, 30/08 – 16h – Terço da Juventude

Peçamos a Nossa Senhora das Graças, que nossos jovens enamorados por Cristo, deem testemunho do Evangelho em toda parte, com a sua própria vida.

Terça-feira, 31/08 – 9h – Missa Solene de Nossa Senhora das Graças

TURISMO E A CACHOEIRA

      Além do turismo religioso, de um lugar de fé, oração e reflexão, a Aldeia Guarda, na Vila de Cimbres, revela belezas extraordinárias e naturais. Nos últimos dias, por exemplo, a cachoeira do Santuário de Nossa senhora das Graças está sangrando, proporcionando um espetáculo sem igual. (Veja vídeo acima).      

O visitante, romeiro ou devoto podem visitar o prédio do Senado de Cimbres e a Igreja de Nossa Senhora das Montanhas, na Vila de Cimbres. (Veja fotos).

CACHOEIRA NO SANTUÁRIO DA GRAÇA, NA ALDEIA GUARDA
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MONTANHAS, NA VILA DE CIMBRES
PRÉDIO DO ANTIGO SENADO DE CIMBRES

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!