Eventos

DOMINGO DE RAMOS | Poção celebra o início da Semana no isolamento e com cuidados com a pandemia

Prefeito Merson Vasconcelos e a primeira-dama Cilene intensificam cuidados com a covid-19 e dizem que “momento é de resguardar”, mas “vamos vencer os desafios”. A cidade, no Domingo de Ramos, usa as novas tecnologias e celebra a data de forma virtual

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 28 de março de 2021, 10h10

DOMINGO DE RAMOS | Poção celebra o início da Semana no isolamento e com cuidados com a pandemia

POÇÃO – Uma das datas mais marcantes do calendário religioso e turístico do município de Poção, cidade a 234 quilômetros do Recife, é o Domingo de Ramos.

       Tradicionalmente, a cidade recebe milhares de romeiros e fiéis, vindos de todas as partes do Nordeste do Brasil, para a famosa Procissão de Ramos, que sai do Cruzeiro e passa pelas principais ruas da cidade até a Praça Monsenhor Estanislau Ferreira de Carvalho, no centro da cidade.

       Este ano, devido à pandemia, os católicos estão celebrando o Domingo de Ramos com missas virtuais. Segundo a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, os fiéis acompanharam a primeira missa pelo Facebook da paróquia, hoje pela manhã, às 9h, e logo mais às 18h, haverá outra celebração. 

       A tradicional procissão e a missa campal foram canceladas. Segundo o prefeito Merson Vasconcelos, a pandemia traz prejuízos para todos, mas “o momento é de se resguardar e se cuidar, devido ao avanço da pandemia do coronavírus”. O prefeito deu o lockdown na cidade nos fins de semana, aumentou as restrições, faz o isolamento social e intensifica ações de cuidados com o coronavírus. Os resultados positivos aparecem.

AÇÕES DE SAÚDE

       A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do PNI Municipal e da Rede de Atenção Básica em Saúde, realizou durante essa semana, a vacinação de mais 322 idosos e de 29 trabalhadores da saúde, “o que nos leva a um total de 898 pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Poção”, destacou o prefeito Merson.

       Segundo ele e a primeira-dama Cilene, também foram acrescidos mais itens ao #Vacinômetro para manter a população informada sobre as doses das vacinas que estão sendo recebidas e aplicadas no município.

       “Seguiremos na luta para imunizar cada vez mais pessoas e manter nossa população mais segura e com saúde”, frisou o prefeito Merson Vasconcelos.

       A Secretaria de Saúde abriu 08 leitos de enfermaria destinados ao internamento de pacientes com suspeita ou confirmados de Covid-19, àqueles “que apresentam sintomas leves, mas com necessidade de hospitalização para um melhor acompanhamento”, revelou.

       Além disso, a saúde de Poção conta uma sala vermelha, equipada com Respirador Mecânico e outros acessórios e equipamentos hospitalares para dar melhor assistência aos pacientes com sintomas mais graves que necessitem de atendimento urgente. Um plantão médico funciona 24 horas todos os dias no município, “o que auxilia bastante os atendimentos mais completos e seguros aos nossos pacientes no dia-a-dia”, revelou Merson.

POÇÃO, UMA CIDADE DE CLIMA AGRADÁVEL E TURÍSTICA

       Mesmo com a celebração do Domingo de Ramos, Poção dispõe de grandes atrativos que voltar a funcionar após a pandemia.

       O Cruzeiro Poção conta com um verdadeiro museu à céu aberto, um dos mais diversificados da América Latina, a Praça da cidade e o clima ameno e agradável despertam o interesse dos fiéis, peregrinos e visitantes, sobretudo durante a Semana Santa.

       A tradicional Procissão de Ramos é um atrativo à parte, que leva milhares de pessoas às ruas, empunhando ramos e simbolizando a entrada de Jesus em Jerusalém.       

Em 2021, devido à pandemia, os fiéis colocaram ramos com fitas vermelhas nas portas das casas e pontos comerciais, além de montar espécies de altares para receber as bênçãos de Ramos. A cidade, cumprindo o isolamento social e o distanciamento, usa as novas tecnologias e celebram a data de forma virtual.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também