Eleições Municipais 2024: Cartório Eleitoral informa as regras nas disputas em Pesqueira e Poção
Pesqueira e Poção se preparam para um domingo decisivo com candidaturas distintas e regras rigorosas para as comemorações
Por Flávio José Jardim
atualizado há 1 ano
Publicado em
PESQUEIRA E POÇÃO (PE) - Nas eleições municipais de 2024, o município de Pesqueira terá apenas dois candidatos concorrendo ao cargo de prefeito. O Delegado Rossine, com seu vice Zé Maria Campos, e o Cacique Marcos, que tem como vice Cilene do Sindicato. Segundo informações do cartório eleitoral, existem 51 970 eleitores aptos para votar neste domingo.
Segundo analistas políticos, o cenário político em Pesqueira promete ser disputado.
Em Poção, segundo informações do Cartório Eleitoral, os eleitores aptos são no total 10 209. Guilherme Vasconcelos e Wrides Mendes se enfrentam nas urnas. Guilherme tem como vice o empresário Cláudio da padaria, e Wrides vem com o vice o professor Laudivânio.
Segundo Ezequiel Nunes, as comemorações têm horário para terminar: 22h tanto em Pesqueira quanto em Poção. “As comemorações devem ser no centro da cidade de maneira estática, sem carretas ou arrastões. O consumo e comercialização de bebidas alcoólicas não será proibido.
ELEIÇÕES
Neste domingo, dia 06 de outubro, haverá o primeiro turno das Eleições Municipais 2024, onde eleitores de todo o Brasil vão às urnas para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das suas cidades. Porém, para poder votar, é necessário estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
A Justiça lembra que em Pesqueira 51 970 eleitores estão aptos para votar. Já outros 10 209 eleitores de Poção estão pr9ontos para votar.
A consulta à situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na aba “Serviços” da página principal. Além disso, também é possível conferir por meio do e-Título, aplicativo que reúne essa e outras informações úteis ao eleitor.
Entre os motivos que levam uma inscrição eleitoral a ser cancelada, o principal é o não comparecimento à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa ou pagar multa. Já a suspensão pode ocorrer em casos como condenação criminal definitiva ou condenação por improbidade administrativa.
O prazo para regularização a tempo das Eleições 2024 encerrou no dia 9 de maio, quando o cadastro eleitoral foi fechado. Após a realização do pleito, o cadastro será reaberto a partir do dia 5 de novembro, quando os serviços como alistamento, regularização e transferências voltam a ficar disponíveis aos eleitores.
O eleitor que possui alguma multa em aberto com a Justiça Eleitoral mas ainda está em situação regular está apto a votar. Eleitores sem cadastro biométrico também podem votar normalmente.
No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.
Documentos de identificação
No momento da votação, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto. São aceitos carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, como carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.
----------------------
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!