Sociedade

Falta de medicamentos acende alerta no SUS | AGRESTE DE PERNAMBUCO TAMBÉM PODE SOFRER

Pelo país, diversos hospitais já apresentam comprometimento no funcionamento dos serviços, como é o caso da cidade de São Paulo, que já precisou adiar cirurgias

Por Flávio José Jardim atualizado há 4 anos
Publicado em

Falta de medicamentos acende alerta no SUS | AGRESTE DE PERNAMBUCO TAMBÉM PODE SOFRER

BRASÍLIA (DF) - De acordo com o Conselho de Secretários Municipais de São Paulo (COSEMS), medicamentos estão em falta no estado. Na lista, 43 medicamentos estão em falta no estado.

Entre eles, antibióticos como a clindamicina e a piperacilina sódica; analgésicos e antiinflamatórios, por exemplo: dipirona, cetoprofeno e dexametasona; um anestésico, a bupivacaína; e até soro fisiológico.

Após receber uma série de relatos de que medicamentos básicos, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios estão em falta nas prateleiras das farmácias e no Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) protocolou um pedido de convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Diversas gestões públicas pelo país já apontam dificuldades para adquirir medicamentos básicos, como é o caso do soro.

O sindicato que representa a indústria farmacêutica diz que a importação de matéria-prima diminuiu, e diz que as fábricas estão no limite da capacidade.

       No Agreste de Pernambuco algumas Secretarias de Saúde acenderam um alerta vermelho.  

Fontes: G1 e Correio Braziliense

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também