Sociedade

Incêndio criminoso. Aterro Sanitário de Pesqueira queima desde sábado (26).

Pesqueira luta contra incêndio criminoso no aterro sanitário. Fumaça ainda é intensa. Uma viatura do Corpo de Bombeiros de Caruaru e carros pipas da prefeitura tentam esfriar o local.

Por Flávio José Jardim atualizado há 4 anos
Publicado em

Incêndio criminoso. Aterro Sanitário de Pesqueira queima desde sábado (26).
https://youtu.be/6vfy8bF36m0

O Aterro Sanitário de Pesqueira foi atingido por um incêndio criminoso. Essa é a constatação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da Prefeitura, que obteve informações dos Bombeiros que confirmam a hipótese.

       Um boletim de ocorrência (BO) foi lavrado na delegacia de Pesqueira e a polícia está investigando. A Secretária de Meio Ambiente e a prefeita Maria José foram comunicadas e de imediato tomaram providências.

       “O incêndio está sendo considerado criminoso porque tinha vários focos de chamas, ou seja, as pessoas que fizeram esse ato de vandalismo e de terrorismo, atearam fogo em pontos distintos para alastrar as chamas”, disse Sandra Valéria.

       O Corpo de Bombeiros de Pesqueira foi acionado, mas a viatura estava quebrada, e a corporação enviou quatro soldados, que solicitaram a viatura de Caruaru e de Arcoverde.

       Segundo Sandra Valéria, titular de Meio Ambiente da prefeitura, as viaturas de Arcoverde e Caruaru não foram liberadas imediatamente “porque dentro das prioridades de atendimento do CB, o aterro sanitário não é enquadrado”.

       Ontem à noite, a prefeitura enviou quatro caminhões-pipa (cada um com 20 mil litros de água) para resfriar as áreas e debelar as chamas. Essa ação foi feita com sucesso.

       “Como o aterro tem lixo de papel, em sua grande maioria, a fumaça foi intensa e prejudicou os moradores do Residencial Vira Kopus, bairro próximo”, revela Sandra.

       O incêndio atingiu grande profundidade e queima as células. Nesse caso, segundo gestores ambientais, fica mais difícil conter a fumaça, já que o alto calor é interno.

       O fogo foi detectado na noite de sábado (26). Informadas, a prefeita de Pesqueira Maria José e a Secretária de Meio Ambiente tomaram medidas enérgicas e uma equipe foi enviada ao local.  

       Logo após os próprios bombeiros de Pesqueira revelarem que tudo indicava que o incêndio foi criminoso, a Secretária Sandra Valéria dirigiu-se à Delegacia de Polícia de Pesqueira para fazer o registro de ocorrência. Agora a polícia está investigando o caso.

CÉLULAS

       Neste momento (domingo, 27, às 20h40) uma equipe do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura estão no local combatendo o incêndio. Já que “o foco das chamas está na profundidade das células”, segundo os bombeiros, isso gera muita fumaça.

       “A parte sólida que está embaixo das células é que está queimando”, disse Sandra. Ela contou que desde às 5h da manhã deste domingo os carros voltaram ao local e tentam eliminar a fumaça intensa.

       A prefeita Maria José esteve hoje à noite no local, mas logo cedo ligou para o comando do Corpo de Bombeiros do Recife solicitando uma viatura com jato de água forte para chegar nas células, fazer o abafamento e conter a fumaça.

       A Defesa Civil de Pesqueira também foi acionada devido aos reclames dos moradores da comunidade de ViraKopus, que sofriam com a fumaça intensa.

       “Tudo o que está ao alcance da prefeitura está sendo feito. O governo municipal inclusive disponibilizou o Centro de Artesanato local para abrigar as famílias prejudicadas com a fumaça, mas a maioria dos moradores não quer sair do local”.

       Hoje (27) à noite, Sandra Valéria informou que uma viatura especial do Corpo de Bombeiros de Caruaru chegou ao local para fazer o abafamento das células e conter a fumaça.

       O veículo está fazendo o trabalho intermitente juntamente com mais três carros pipas da prefeitura de Pesqueira. A grande dificuldade é porque o incêndio foi criminoso, onde foram feitos vários focos que ainda atingem locais diferentes.

       “Então, quando se debela um foco, nasce outro e gera mais fumaça”, explicou Sandra.

       Uma máquina retroescavadeira também revira o lixo e são jogados jatos de água para esfriar e apagar focos de incêndio. “O vento forte também favorece novos focos e por isso o trabalho é feito continuamente”, esclareceu Sandra.

       Hoje à noite, a prefeitura voltou a disponibilizar ônibus para os moradores que preferirem sair de suas casas, irem para um alojamento provisório no Centro de Artesanato Municipal para dormirem e se alimentarem.

       Equipes de saúde da UPA 24h também estão a postos para dar qualquer suporte aos moradores.

       A fumaça ainda é intensa no local e a prefeitura faz de tudo, juntamente com os Bombeiros, para conter novos focos e conter a emanação de vapor.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também