Eventos

INDÍGENAS | 21ª edição da Assembleia do Povo Xukuru: Limolaygo Toype - Na aldeia, na rua, na rede!

“Os retrocessos vividos pelos povos indígenas nos últimos anos representam o que há de mais atrasado em nossa civilização. As instituições responsáveis por cuidar e zelar pelos nossos direitos, se tornaram instrumentos para perseguir e silenciar as lideranças”

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 19 de maio de 2021, 07h37

INDÍGENAS | 21ª edição da Assembleia do Povo Xukuru: Limolaygo Toype - Na aldeia, na rua, na rede!
https://youtu.be/4NIbCSnayHI

       É nesse cenário que a Assembleia Xukuru, na sua 21° edição, reafirma o seu compromisso com a memória de luta do Cacique Xicão, com os direitos do seu povo, do seu território e de sua ancestralidade.

       A 21° edição da Assembleia acontece totalmente online devido a pandemia, até o dia 20 de maio e coloca em pauta a importância do protagonismo da causa indígena no Brasil e a urgência de continuar nos mobilizando para garantirmos a continuidade das nossas vitórias.


       A Assembleia é cada vez mais um importante espaço formativo para o povo, além de mesclar as dimensões material e espiritual da existência e da luta dos povos originários. E agora, mais que nunca, é hora de dizer: “Em Cima do Medo Coragem”.

CONCLUSÃO | Povo Xukuru fará a “Leitura da Carta da Assembleia”

       Amanhã, 20 de maio, no último dia da 21° Assembleia do Povo Xukuru, às 15h, vai acontecer a tradicional “Leitura da Carta da Assembleia” que faz uma análise da retrospectiva e traça os próximos passos de organização, de referências e de atuação do Povo Xukuru.

       Para concluir todos os trabalhos da Assembleia haverá uma análise de todo o evento, para reafirmar o compromisso com a luta. A assembleia propõe que cada um e cada uma faça um momento religioso na sua casa e se conecte com a força dos encantados, para que consigamos caminhar fortalecido rumo a terra sem males.

       A Assembleia também convida você, que participou acompanhando conosco assistindo, comentando e compartilhando, que também está sentindo essa ausência física, que poste um #TBT de algum momento de uma assembleia anterior para mostrarmos que embora distantes, estamos sempre juntos. 

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também