Sociedade

MISTÉRIO NA REGIÃO DE PAPAGAIO | Serra da Mumbuca guarda segredos inimagináveis, na zona rural de Pesqueira

Localizada exatamente entre os sítios Covas, Recanto e Liberal, na região do Distrito de Papagaio, em Pesqueira, a Serra da Mumbuca tem relatos de avistamentos de luzes estranhas e azuis, “pouso de aeronaves”, pilares construídos não se sabe por quem, esturros assombrosos e cobras gigantes. Tudo isso povoa o imaginário popular dos moradores das áreas vizinhas ao conjunto de serras

Por Flávio José Jardim atualizado há 2 anos
Publicado em 24 de outubro de 2021, 17h27

MISTÉRIO NA REGIÃO DE PAPAGAIO | Serra da Mumbuca guarda segredos inimagináveis, na zona rural de Pesqueira

PESQUEIRA (PE) – Mistérios apavorantes povoam o imaginário popular dos moradores da circunvizinhança da Serra da Mumbuca, uma espécie de cordilheira de montes localizada entre os sítios Recanto, Liberal e Covas, na macrorregião do Distrito de Papagaio, na zona rural de Pesqueira, agreste de Pernambuco.

        Os relatos dos moradores chegam a ser fantasiosos, mas passados de gerações em gerações, tornam-se verdade pelo menos na cabeça de muitos pequenos e médios agricultores. “Eu vi uma luz azul pousando ou desparecendo no cume da serra”, diz um morador aposentado.

        Outras pessoas que moram na área contam a história de um caçador que chegou a acertar um tiro em uma cobra “gigante”, da espécie jiboia. O local de mata virgem é de difícil acesso, mas moradores contam a história que no topo “existem quatro pilares construídos não se sabe por quem”.

        Esturros assombrosos de animais de espécies desconhecidas também assusta quem mora nas proximidades. “Sempre aparecem luzes azuis voando que circulam pelo céu e ‘descem’ na Serra, e o urros são arrepiantes”, diz outra moradora.

SERRA DA MUMBUCA

        De vegetação nativa, abrangendo vários hectares, a Serra da Mumbuca é imponente e pode ser vista por toda a região. De tão alta (mais de 500 metros), os moradores informam que do cume pode-se avistar a cidade de Garanhuns (PE). De paisagem bela, sempre verde e com olhos d’água, a Serra é uma espécie de cartão postal da área rural de Pesqueira.

        Porém, histórias contadas de pai para filho, narram casos estranhos envolvendo a serra. Um relato diz que um helicóptero teria descido no cume do monte. Dois moradores da localidade de Marimbas afirmam que “estrangeiros” visitaram o local para um estudo, mas não sabem dizer que pesquisa foi essa.

        A Serra da Mumbuca foi propriedade no passado de um grande fazendeiro, mas há mais de trinta anos o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) loteou o local e fez a divisão das terras para parceleiros, onde casa agricultor ficou com uma área. A serra em si não é usada para fins de agricultura ou pecuária, servindo como reserva natural.

        Talvez pelo fato de ser uma área isolada, onde não existem moradores, tenha se criado fábulas e lendas sobre a serra. Todos os agricultores ou moradores da área ouvidos pela reportagem, no entanto, nunca subiram ao monte. Ouviram as histórias de seus antepassados. Cinco agricultores afirmam que, de longe, viram luzes azuis descendo no cume da Serra da Mumbuca.

MUMBUCA

        O nome Mumbuca vem de uma abelha, negra e grande, mas também segundo a Wikipédia, pode definir uma região formada por negros e índios numa região do sertão baiano.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também