Sociedade

“Não houve demissões. Os contratos se encerraram em 30 de dezembro”, explica secretário de Saúde ao enumerar ações contra a pandemia em Pesqueira

Após nota do Blog de Magno Martins, Dr. Ribamar Coutinho esclarece à população sobre as ações de combate e prevenção da Covid-19. Fala, inclusive que não houve demissões. Ocorreu sim, contratações para suprir os contratos encerrados em dezembro

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 4 de fevereiro de 2021, 07h19

“Não houve demissões. Os contratos se encerraram em 30 de dezembro”, explica secretário de Saúde ao enumerar ações contra a pandemia em Pesqueira

       Veja o texto, na íntegra, enviado pelo secretário de Saúde Dr. Ribamar Coutinho ao Blogo de Magno Martins.

       “Prezado Magno Martins,

       Causou estranheza a publicação ‘Pesqueira faz má gestão no combate à pandemia’, postando no blog, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde de Pesqueira desenvolve um trabalho ímpar na prevenção e combate ao coronavírus.

       É imperioso esclarecer que, diferentemente do que postou o blog, o acréscimo de casos de covid-19 foi registrado em todos os municípios pernambucanos. Não é um caso específico de Pesqueira.

       Não houve interrupção de ações de combate, mas sim uma adequação ao momento atual. As barreiras sanitárias eram utilizadas em caráter educativo, quando o Estado adotava o lockdown. Não foi uma normatização do Governo do Estado o uso de barreiras, era mais para evitar a contaminação em massa”.

       Entendo, nobre Magno, que o trabalho educativo deve haver, mas não na forma de barreiras nas vias de acesso à cidade.

       A implantação de um Ponto de Informação, tipo tenda, no centro da cidade, é mais eficaz. Serve para dar orientações à população, checar a temperatura corporal e aferir pressão arterial.

       A partir desse ponto de apoio, na Praça Dom José Lopes, equipes volantes saem para prestar orientações aos estabelecimentos comerciais, principalmente nos pontos de aglomerações na cidade, a exemplo das casas lotéricas e filas nos bancos.

       Além desse trabalho, existe uma verdadeira força-tarefa na conscientização dos cuidados dentro da Atenção Básica do município, atuando junto à comunidade, bem como dentro do Hospital Dr. Lídio Paraíba.

       Sistematicamente, é feita a sanitização dos espaços públicos de maior fluxo. Outro trabalho que se começa agora é a sanitização das escolas públicas e privadas, diante do início do ano letivo. Já existe até um calendário de sanitização das unidades escolares.

       Às quartas-feiras, dia da Feira Municipal, existe um amplo trabalho de orientação às pessoas, como também visitas noturnas de equipes volantes na fiscalização de bares e estabelecimento similares.

DEMISSÃO NÃO, CONTRATOS ENCERRARAM

       No que se refere às demissões de profissionais, amigo Magno, vale esclarecer que não houve demissões. A palavra Demissão não se enquadra, uma vez que os contratos existentes terminaram em 31 de dezembro de 2020. O que houve foi a contratação de outros profissionais para suprir a lacuna. Em momento algum, a escala de atendimento da Covid-19 ou do Hospital Dr. Lídio Paraíba foi desassistida.

       Os profissionais que foram contratados, para suprir a lacuna dos contratos encerrados em 31 de dezembro, têm capacitação técnica para atuar na linha de frente da covid-19.

       Houve, sim, um ajustamento na equipe de acolhimento dentro do Hospital e algumas mudanças estruturais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no sentido de melhorar o fluxo de pacientes dentro da unidade.

       Vale lembrar também, Magno, que a proximidade entre a Sala Vermelha e o Covidário acarretava um contato direto entre pacientes e isso foi corrigido.

       Entendo o senso de responsabilidade existente nesse conceituado blog, que sempre preza pela boa informação. Espero o esclarecimento dessas informações, no sentido de deixar nossa população frente a frente com a verdade. Estamos aqui para servir ao nosso povo e nunca, em nenhum momento, misturando política com Saúde, uma área prioritária, especialmente nesse momento de pandemia.

       Obrigado, Magno.

       Dr. Ribamar Coutinho

       Secretário Municipal de Saúde de Pesqueira

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também