NEGÓCIOS |A Renda Renascença antes e depois da parceria entre a Prefeitura de Pesqueira, rendeiras e a AD-Diper
Programa Força Local da AD-Diper vai impulsionar a Renda Renascença em Pesqueira. Segundo o secretário de Turismo da Prefeitura de Pesqueira, Guilherme Araújo, a intenção é fazer com que as pequenas rendeiras possam competir de igual para igual com os grandes produtores e ganhem uma fatia nesse mercado milionário. Veja vídeo e ouça podcast.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 anos
Publicado em 28 de agosto de 2021, 17h39
PESQUEIRA (PE) – Pesqueira, cidade do Agreste de Pernambuco, tem um reconhecido polo de produção da tradicional Renda Renascença. Moda, beleza e criatividade se misturam em peças finas, vestidos rebuscados, toalhas, verdadeiras obras de arte que já ganharam destaque no Brasil.
Seja pela visibilidade mundo afora, seja fazendo estilo em modelos renomadas e atrizes globais, ou pelo incremento no Arranjo Produto Local. A renda renascença é cara, povoa os sonhos de realeza de todas as debutantes e noivas e é feita com muito carinho, olhar aguçado e precisão pelas rendeiras de Pesqueira.
De brancas, passaram por uma verdadeira revolução de cores e apliques para brilhar ainda mais os olhos das mulheres mais exigentes. A renda renascença é símbolo de beleza, glamour e riqueza, desde sua criação.
NEGÓCIOS
Na última sexta-feira, 27 de agosto, a prefeitura de Pesqueira recebeu Álvaro França, Gerente Geral de Arranjo Produtivo Local da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).
O parceria em Pesqueira é uma ação importante do prefeito de Pesqueira Bal de Mimoso, do Cacique Marcos e de toda gestão municipal para alavancar a produção de renda renascença no município de Pesqueira.
Em entrevista ao Site Flávio J Jardim – Notícia Verdade, Álvaro França explicou o Programa Força Local, que contempla a Associação de Rendeiras Cheia de Graça, de Pesqueira. Ouça o podcast abaixo:
AULAS
Neste sábado, 28 de agosto, a Prefeitura de Pesqueira participou da Solenidade de Abertura da Capacitação Especializada em Moda, na Faculdade Senac Caruaru, para as rendeiras da Associação Cheia de Graça, de Pesqueira. Trata-se do primeiro módulo do Projeto aprovado no Programa Força Local da ADDIPER.
No evento, estavam os secretários da prefeitura de Pesqueira, Guilherme Araújo (Turismo), Thiago Torres (Educação), Gleybson Neves (Agricultura), além do diretor de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Flávio Eduardo, o deputado Carlos Veras, Socorro Leão (ADDIPER) e Eliezio Silva (Diretor de Educação Profissional do SENAC PE), e a presidente da Associação Cheia de Graça, Ivoneide Silva.
HISTÓRIA DA RENDA
A Renda Renascença é uma atividade artesanal e uma técnica têxtil surgida no século XVI, tendo origem em Veneza, na Itália. Chegou ao Brasil pelas mãos das mulheres dos colonizadores europeus e passou a fazer parte das tradições rurais do semiárido do Nordeste brasileiro.
FORÇA LOCAL
O Programa Força Local tem o olhar de buscar a sustentabilidade para vários arranjos produtivos, principalmente depois de um período tão difícil que toda a humanidade passou devido à pandemia.
O secretário de Turismo da Prefeitura de Pesqueira, Guilherme Araújo, explica em vídeo como é a parceria entre a prefeitura de Pesqueira, o Governo do Estado, a AD Diper e as rendeiras. VÍDEO ABAIXO:
Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais é uma forma de o Governo de Pernambuco incrementar o apoio para que cada município gere empregos e mantenha sua mão de obra ocupada, produza mais renda e riquezas a partir de sua própria vocação.
O programa qualifica e estrutura uma série de iniciativas nesse sentido e que, agora, ganharão ainda mais impulso e coordenação. Álvaro França, da AD Diper, disse que “um novo edital deve contemplar outras associações e artesãs”, em setembro deste ano.
O Diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pesqueira, Flávio Eduardo, disse no evento na prefeitura, na última sexta-feira que “deve-se observar a Renda Renascença antes e depois da parceria entre a Prefeitura de Pesqueira, rendeiras e a AD-Diper”.
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!