Política

Operação Carcará III: PF Elimina Mega Cultivo de Maconha no Sertão. 434 mil pés

Ação estratégica da Polícia Federal erradica 434 mil pés da droga e evita distribuição de 144 toneladas no mercado

Por Flávio José Jardim atualizado há 1 ano
Publicado em

Operação Carcará III: PF Elimina Mega Cultivo de Maconha no Sertão. 434 mil pés

SALGUEIRO (PE) — A Polícia Federal concluiu, na última semana, mais uma fase da emblemática Operação Carcará. Na terceira etapa da ofensiva, foram destruídos 434 mil pés de maconha em plantações espalhadas por diversas áreas do Sertão de Pernambuco. A operação teve início em 1º de abril e se estendeu até 14 de maio, com saldo robusto na repressão ao narcotráfico.

 

Com o apoio de aeronaves e tropas especializadas, a PF desarticulou plantações ilegais em 69 áreas situadas nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada. A operação também atingiu o município de Manaíra, na Paraíba. Segundo a corporação, a produção eliminada representava uma ameaça concreta à segurança pública da região.

 

Além da destruição das plantações, foram incineradas 2,2 toneladas de maconha já prontas para o consumo. A PF calcula que, se colhidas e processadas, as lavouras renderiam até 144 toneladas de entorpecentes. A operação visa cortar o ciclo produtivo da droga antes que chegue às cidades, dificultando a logística das facções criminosas.

 

Coordenada pela CGPRE (Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas), a missão contou com o suporte da Superintendência da PF em Pernambuco e de diversas forças locais, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e sistema penitenciário. Foram utilizadas duas aeronaves e botes infláveis para acessar áreas ribeirinhas.

 

A atuação conjunta e tática busca desarticular núcleos de produção ainda em fase primária, forçando as quadrilhas a buscar alternativas mais caras e arriscadas. “Estamos combatendo na raiz o fornecimento da droga, antes de sua comercialização”, destacou o delegado regional.

 

A Operação Carcará é parte de um ciclo contínuo de combate ao tráfico. Em 2022, por exemplo, foram erradicados 1,6 milhão de pés de maconha, com 320 toneladas de entorpecente evitadas. Já em 2024, o número foi ainda maior: 1,37 milhão de pés destruídos e 475 toneladas barradas antes de chegarem ao mercado.

 

A redução da oferta impacta diretamente nos índices de criminalidade urbana, já que o tráfico de drogas é considerado um dos principais motores de homicídios, roubos e confrontos armados em regiões metropolitanas e interioranas. A PF planeja novas fases da operação ainda este ano.

 

O resultado da Carcará III reforça o protagonismo da PF no combate ao narcotráfico no Nordeste e eleva o padrão de atuação policial em áreas de difícil acesso. A população local, muitas vezes acuada pelas plantações ilícitas, também se beneficia diretamente da destruição desses cultivos ilegais.

 

maconha
maconha (Flávio/flaviojjardim.com.br)

 

maconha
maconha (Flávio/flaviojjardim.com.br)

 

 

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também