PESQUEIRA | A Inclusão Social através dos Esportes nas Escolas
O Secretário de Educação Thiago Torres explica que vários programas estão sendo implantados nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pesqueira. “É a prática de Esportes como ferramenta de inclusão social, aliada à motivação dos alunos para o retorno gradual das aulas presenciais na Secretaria de Educação de Pesqueira”
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 anos
Publicado em




PESQUEIRA (PE) – Além de uma excelente ferramenta de inclusão social, a prática de esportes em Pesqueira, município do Agreste de Pernambuco, está sendo aliada à motivação dos alunos para o retorno gradual das aulas presenciais nas escolas da rede municipal.
Segundo o secretário de Educação da Prefeitura de Pesqueira, Thiago Torres, o incentivo à prática esportiva em escolas pode mudar a realidade de crianças e jovens, além de formar campeões do esporte e da vida. Quatro projetos esportivos estão em fase de implantação na prefeitura de Pesqueira, num trabalho em conjunto pelas secretarias de Esportes e Cidadania e de Educação.
“Iniciamos os projetos nas escolas para aproximar e motivar nossos alunos e comunidade escolar para o retorno as aulas em breve”.
O Projeto Ginástica nas Escolas está em execução em 3 escolas na zona rural e em 5 unidades da zona urbana de Pesqueira. As escolas Paulo Melo (Bairro do Xucurus), Escola Potiguar Matos (Bairro do Portal), Escola Marcelino Xavier (Bairro Pedra Redonda), Escola Bernadete Miranda (Bairro Centenário), Escola Santo Antônio (Bairro do Santo Antônio) e Escola intermediária Sergio de Brito (Distrito de Ipanema), Escola Intermediária Maria Aliete (Distrito de Papagaio), Escola Intermediária Sebastião Quirino (Distrito de Salobro), tem aulas regulares de ginástica.
“Os alunos adoraram a ideia e estão participando ativamente”, dizem os moradores.

CENTRO DE TREINAMENTO DE ATLETISMO DE PESQUEIRA
Outro projeto que envolve os alunos é praticado no Centro de Treinamento de Atletismo de Pesqueira. A ação reúne os alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino. Lá, os alunos se encontram para treinar e competir nas diversas modalidades do atletismo.
Muitos atletas, inclusive, já representam a cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais. O centro de treinamento funciona no Estádio Joaquim de Brito, cedido pela Secretaria de Esporte e da Juventude, todos os dias da semana à tarde.

ESPORTE NAS ESCOLAS NA PANDEMIA
O Projeto Esporte nas Escolas nasceu com o objetivo trazer os alunos para as escolas durante a pandemia e aproximá-los ainda mais. “Acompanhando para ocupar os alunos com uma atividade esportiva: dessa forma contribuiremos com a saúde física e mental dessas crianças e jovens. Bem como a escola poderá cobrar as atividades escolares remotas e outras atividades escolares”, revelam os professores.
As escolas que possuem quadras poliesportivas foram contempladas com o projeto. Já para as que não dispõe do equipamento, são firmadas parcerias com a Secretaria de Esporte e da Juventude, que disponibiliza horários para atender os alunos, como são os casos das Escolas Maria de Lourdes e Irmã Zélia.
ARTES MARCIAIS
Um dos programas mais chama a atenção é o de Lutas e Artes Marciais nas Escolas, considerado pelos alunos como “uma Filosofia de Vida”. O projeto que tem o objetivo utilizar os implementos já existentes nas escolas da rede municipal (TATAMES), e atrair mais alunos para “uma prática saudável e extremamente educativa”. [
Segundo os professores, as artes márcias são comprovadamente atividades que “mudam o estilo de vida das pessoas e proporcionam excelente saúde mental dos seus praticantes”.
O projeto foi iniciado em 6 escolas da Rede Municipal e vem conseguindo ótima aceitação das gestões das unidades educacionais e da comunidade escolar.
“O papel do esporte em uma sociedade é amplo e tem grande relevância para a inclusão social. Projetos sociais e de Esportes desempenham um importante papel ao retirar esses jovens do ócio e os colocarem na escola realizando atividades esportivas”, finalizou o secretário de Educação da Prefeitura de Pesqueira, Thiago Torres.



Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!