Pesqueira e microrregião poderão reabrir bares, restaurantes, cafés e academias (seguindo protocolos de higiene e distanciamento) a partir de segunda, 03 de agosto
O governo de Pernambuco anunciou que a região avança para a 6ª etapa do Plano de Convivência com o Coronavírus. Sertão continua sem bares e restaurantes.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 4 anos
Publicado em


As cidades de Pesqueira, Poção, Alagoinha, Sanharó, Lajedo, Venturosa e Belo Jardim, além de outras cidades dos Polos Caruaru e Garanhuns, podem avançar da fase 4 para a fase 6 dentro do Plano de Convivência com o novo coronavírus.
Isso foi o que anunciou o Governo do Estado. Segundo as informações, na Etapa 6, que começa nesta segunda-feira (03 de agosto), bares e restaurantes, além de academias de ginástica e outros setores, poderão retomar as atividades, seguindo protocolos de higiene e distanciamento social.
Os secretários de Saúde e de Desenvolvimento Econômico do Estado, André Longo e Bruno Schwambach, respectivamente, disseram que “os indicadores apresentaram uma tendência de queda, que permite avançar duas etapas de uma só vez a partir da próxima segunda-feira”.
A indicação é que podem voltar a funcionar, com 50% de sua capacidade, os serviços de escritório. O comércio de veículos e locadoras podem voltar com 100% do efetivo. Já os serviços de alimentação, poderão voltar com 50% da capacidade e funcionando entre 6h e 20h.
“As academias de ginástica também vão voltar com os protocolos específicos", explicou Schwambach.
O Polo de Confecções do Agreste está previsto para ser liberado na sétima etapa do Plano de Convivência, que ainda não tem data certa para ser implementada.
Os donos de bares e restaurantes em Pesqueira e cidades vizinhas estão eufóricos com a notícia. Eles estão fechados desde março e amargam prejuízos incalculáveis. O horário reduzido de funcionamento, até 2oh, não agrada a categoria, no entanto.
SERTÃO SEM BARES E RESTAURANTES AINDA
Os municípios da Macrorregião II, que inclui Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e cidades vizinhas poderão avançar na segunda-feira (3) para a quinta etapa do plano, com a reabertura de serviços de escritório (50%) e comércio de veículos e locadoras (100%).
Já a Macrorregião IV, que inclui Salgueiro, Petrolina, Araripina e cidades vizinhas, continua na quarta etapa do plano, pois ainda representa tendência de crescimento nos indicadores de saúde.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!