Prefeitura de Pesqueira apoia Fórum das Instâncias Sociopolíticas e fortalece diálogo com o povo Xukuru do Ororubá
A Prefeitura de Pesqueira, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão Social, foi parceira do Fórum das Instâncias Sociopolíticas Xukuru do Ororubá, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na Aldeia Pedra d’Água, localizada na zona rural do município. O encontro reuniu representações do povo indígena em um espaço de diálogo, participação e fortalecimento de sua organização sociopolítica.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 2 horas
Publicado em
Promovido no território Xukuru do Ororubá, o fórum teve uma programação de 16 horas, dedicada à articulação entre as instâncias que compõem a organização do povo, ao diálogo entre lideranças e à construção coletiva de reflexões sobre os desafios e as perspectivas para o território.
As instâncias sociopolíticas desempenham um papel importante na organização interna do povo Xukuru, contribuindo para a representatividade das aldeias, a participação das lideranças e a construção de decisões coletivas relacionadas à vida comunitária, à cultura e à defesa de seu território.
A parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão Social, integra o compromisso institucional do município com o reconhecimento, o respeito e a valorização dos povos indígenas, considerando a importância histórica e cultural do povo Xukuru do Ororubá para Pesqueira.
O encontro foi certificado pela Associação da Comunidade Indígena Xukuru (ACIX), reforçando a realização de um espaço dedicado ao fortalecimento das instâncias de organização e participação indígena.
A iniciativa reafirma a importância do diálogo entre as instituições e as comunidades, respeitando o protagonismo do povo Xukuru na condução de seus processos de organização, preservação cultural e construção coletiva do futuro de seu território.
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!