Sociedade

Resposta do Vereador Leni de Mimoso a Nota de Repúdio emitida pela comunidade Xukuru. Veja Vídeo

Vereador Leni de Mimoso externou “NOTA DE ESCLARECIMENTO” após ver seu nome envolvido em nota de repúdio. “Tais declarações não se coadunam com a verdade dos fatos, mostrando apenas amplo desconhecimento do caráter e da integridade do vereador Lenivaldo Soares dos Santos – LENI DE MIMOSO.”, diz a nota.

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 30 de outubro de 2020, 12h53

Resposta do Vereador Leni de Mimoso a Nota de Repúdio emitida pela comunidade Xukuru. Veja Vídeo
https://youtu.be/aB97BgGEVSM

       Após a divulgação de uma Nota de Repúdio, emitida pela Comunidade Indígena Xukuru e diversas entidades ligadas aos povos indígenas, alegando que o vereador Lenivaldo Soares dos Santos teria produzido uma tentativa de ridicularização de um dos mais importantes rituais sagrados da cultura indígena, o vereador de Pesqueira, Leni de Mimoso, publicou uma Nota de Esclarecimento e um vídeo (que você pode assistir aqui) afirmando que “tais declarações não se coadunam com a verdade dos fatos”.

       Veja na íntegra a Nota de Esclarecimento emitida pelo Vereador Leni de Mimoso

NOTA DE ESCLARECIMENTO

       “O vereador Lenivaldo Soares dos Santos, conhecido popularmente como “LENI DE MIMOSO”, vem à público manifestar o seu repúdio a qualquer tipo de postura racista, preconceituosa e depreciativa em relação à cultura indígena.

       Em que pese a nota pública de repúdio feita pelo povo Xucuru do Ororubá e assinada por diversas entidades do povo indígena, alegando que o vereador Lenivaldo Soares dos Santos teria produzido uma tentativa de ridicularização de um dos mais importantes rituais sagrados da cultura indígena, tais declarações não se coadunam com a verdade dos fatos, mostrando apenas amplo desconhecimento do caráter e da integridade do vereador Lenivaldo Soares dos Santos – LENI DE MIMOSO.

       O vereador Lenivaldo tem 66 anos, casado, 03 filhos, 08 netos, é educador aposentado, vereador com 06 mandatos legislativos na Câmara Municipal de Pesqueira, sempre atuante na defesa daqueles que mais necessitam e por muitas vezes são esquecidos pela população e principalmente pelo poder público, ademais é referência quando o assunto é o desenvolvimento da sua querida e amada cidade Pesqueira e em especial o Distrito de Mimoso.

       Não pairam dúvidas que desde que entrou para a vida pública, o Vereador Leni apoia de forma constante e igualitária os agricultores, povos indígenas, pecuaristas e todas as famílias de Pesqueira e região, cumprindo fielmente o seu papel de legislar, fiscalizar, sugerir e representar.

       Em todo esse tempo na vida pública não existe nada que possa desabonar o caráter do vereador Leni, ao revés, inúmeros são os motivos que diariamente comprovam a humanidade e a paridade no tratamento de todos os povos e culturas por parte do vereador, anteriormente como educador, visto que cumpriu fielmente com sua principal função de formar cidadãos melhores para a sociedade e atualmente como membro do Poder Legislativo busca de forma incansável acabar com as desigualdades existentes em toda Pesqueira e região.

       O vereador Lenivaldo Soares dos Santos – LENI DE MIMOSO, informa que em nenhum momento teve a intenção de denegrir a imagem da cultura indígena, apenas estava em um momento de descontração com os amigos e familiares que de nenhuma forma tinha o objetivo de menosprezar uma cultura tão rica e importante para o nosso país como é a cultura indígena, afinal somos emergidos de tal povo.

       O vereador Lenivaldo respeita a nota pública de repúdio publicada pelo povo Xucuru do Ororubá e assinada por diversas entidades indígenas, e desde já, se coloca à disposição de qualquer liderança indígena para maiores esclarecimentos, entretanto, não admite os comentários injuriosos e difamatórios proferidos em redes sociais por parte da oposição querendo de toda forma macular a imagem sempre ilibada do Vereador Lenivaldo, fato é que a oposição está querendo transformar um cidadão que sempre foi exemplo de profissional, vereador, pai, avô, amigo, pessoa, em um racista, visando atrapalhar a candidatura do vereador Lenivaldo - LENI DE MIMOSO.

       A oposição está querendo fazer uma política suja e desleal, esquecendo das propostas para a sociedade e se apegando a detalhes ínfimos que de nenhuma forma atingem a pessoa e a honra do vereador Leni.

       Cabe trazer à baila, que o vereador Leni repudia qualquer tipo de discriminação étnica, cultural, sexual, entre outros tipos. Ademais, se solidariza com o povo indígena, respeitando suas formas culturais e religiosas e mais uma vez esclarece que está aberto a esclarecimentos para com as lideranças indígenas, ao mesmo tempo, lamenta que pessoas de má-fé, utilizam de postagens com cunho político para tentar manchar e denegrir a imagem sempre exemplar do vereador LENI.

        Por fim, o vereador está atento às expressões e atitudes por parte dos seus apoiadores que de qualquer forma atinjam a cultura indígena, com a certeza que não tolerará em nenhuma hipótese tais práticas. 

       Neste sentido, aproveitamos para elevar os votos de estima e apreço ao povo indígena na pessoa do representante do povo Xucuru do Ororubá, o cacique e candidato a prefeito Marcos Luidson de Araújo, reiterando nosso pedido de desculpas de forma pública por qualquer mal-entendido que tenha ocorrido e ratificando que não se repetirá qualquer situação que de alguma forma atinja a cultura indígena”.

                      Pesqueira, 30 de Outubro de 2020.

                      Lenivaldo Soares dos Santos

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também