Saúde em Venturosa | Capacitação fortalece combate à Doença de Chagas na região
A saúde pública deu um importante passo em Venturosa e municípios vizinhos entre os dias 24 e 26 de setembro.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 1 ano
Publicado em
A VI Regional de Saúde recebeu uma capacitação inédita em entomologia da Doença de Chagas, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
A ação reuniu profissionais de saúde de diversas cidades do Agreste, com o objetivo de aprimorar a identificação dos vetores da doença e traçar estratégias de prevenção mais eficazes. A formação trouxe novas ferramentas para vigilância e combate, fortalecendo o cuidado com a população.
Especialistas destacaram a importância de unir teoria e prática no combate à enfermidade, que ainda persiste como ameaça silenciosa em áreas rurais do Estado. Durante a capacitação, os participantes puderam analisar casos reais e treinar metodologias modernas de detecção.
A Doença de Chagas, transmitida pelo inseto popularmente conhecido como “barbeiro”, continua sendo um desafio para a saúde pública, especialmente em comunidades carentes, onde as condições habitacionais favorecem a presença do vetor.
Com a atualização do conhecimento técnico, a expectativa é que os municípios passem a atuar de forma mais rápida e eficiente no enfrentamento da doença, reduzindo riscos de contaminação e garantindo maior proteção às famílias.
O evento foi considerado um marco para a saúde regional. Mais do que um treinamento, representou um compromisso coletivo com a vida, reforçando a ideia de que investir em prevenção é salvar futuros inteiros.
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!