Sociedade

SECRETARIA DE SAÚDE DESCOBRE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES NOVOS INUTILIZADOS NUM DEPÓSITO EM PESQUEIRA

Enquanto faltam equipamentos essenciais no Hospital Dr. Lídio Paraíba e na UPA de Pesqueira, Secretaria de Saúde “acha” materiais novos e em bom estado, inutilizados, sem uso, num depósito da antiga Ford

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 5 de março de 2021, 07h03

SECRETARIA DE SAÚDE DESCOBRE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES NOVOS INUTILIZADOS NUM DEPÓSITO EM PESQUEIRA
https://youtu.be/VPGC0zWhXiM

       A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pesqueira divulgou nesta sexta-feira, dia 05 de março, detalhes sobre os equipamentos hospitalares que foram encontrados, inutilizados, em um depósito no prédio da antiga Ford, na secretaria de Assistência Social, no centro de Pesqueira.

       O material encontrado é avaliado em milhares de reais e os equipamentos hospitalares simplesmente estavam embalados, sem uso, num claro mau exemplo de falta de comunicação ou desinteresse pela boa gestão da saúde.

       Segundo o secretário de Saúde de Pesqueira, Dr. Ribamar Coutinho, enquanto os pacientes do Hospital Dr. Lídio Paraíba e a UPA 24H sofrem com a falta de equipamentos e a Saúde Municipal luta contra a pandemia, os equipamentos estavam “desperdiçados”, embalados num depósito, sem uso para a população que tanto precisa.

       Entre os equipamentos novos estão 12 camas hospitalares com excelentes estruturas, aparelhos de respiração (CPAP, para pacientes em fisioterapia respiratória), mesas para ambientes de saúde e um até um aparelho de raio X novo. Outros equipamentos de suporte médico também foram encontrados.

Com a necessidade do hospital e da UPA, o secretário de Saúde Dr. Ribamar Coutinho resgatou esses equipamentos, inclusive 12 camas novas. “A secretaria faz e higienização e limpeza dessas camas e já estão em perfeito uso em dois setores específicos do hospital que estavam bem necessitados: 3 camas para a pediatria e 9 camas hospitalares para a maternidade, para a obstetrícia”, explicou o secretário de Saúde.

Após a solicitação da remoção e limpeza dos equipamentos, a Saúde faz a redistribuição desses equipamentos. “É lamentável. Um desperdício de dinheiro público, equipamentos novos jogados num depósito enquanto faltam equipamentos nas unidades médicas”, desabafou o secretário de Saúde, Dr. Ribamar Coutinho.

Parte do material já está em utilização na Saúde de Pesqueira, devolvendo à população esses equipamentos, que é de direito do povo”, completou Dr. Ribamar.

As camas que foram substituídas dos dois setores do Hospital Dr. Lídio Paraíba, após readequação, serão utilizados no Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), aos pacientes que estão recebem atendimento médico em casa. Essas camas serão levadas, em cessão temporária, para os domicílios desses pacientes.

Além de resgatar os equipamentos inutilizados, mais prioritários, a equipe de Saúde está avaliando todo o estado material, antes de destiná-los para os setores de médicos de Pesqueira.

O secretário informou ainda que “existem muito mais equipamentos abandonados e inutilizados nesse depósito. A equipe de Saúde já realiza o mapeamento desses materiais para utilizá-los em benefício dos pacientes e na melhoria do atendimento de saúde às pessoas”.

RESPIRADORES

       Além dos equipamentos novos, existem também materiais imprescindíveis como o CPAP (aparelho de pressão positiva, para pacientes que têm apneia do sono e para pacientes que fazem fisioterapia respiratória), muito usado no tratamento da covid-19.

       Cada aparelho CPAP custa em média R$ 3 mil. “É de doer o coração, encontrar equipamentos usados na fisioterapia respiratória jogados, abandonados num depósito”, revelou o Secretário.

       O secretário solicitou a remoção dos materiais  em ofício e agora a equipe de Saúde está avaliando todo o material para utilizar nas unidades médicas de Pesqueira.

Em Podcast, o Secretário de Saúde de Pesqueira, Dr. Ribamar Coutinho, fala sobre a “descoberta” de todo o material hospitalar encontrado num depósito em Pesqueira. Veja as fotos também...

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também