TRADIÇÃO COM PREVENÇÃO | Arraiá da Conscientização e homenagem Minervino Osório, em Pesqueira
O Arraiá da Conscientização, elaborado pela Secretaria de Turismo de Pesqueira com apoio do prefeito Bal de Mimoso vai unir a tradição da decoração da cidade, o enfrentamento à covid-19 e homenagem ao grande casamenteiro matuto Minervino Osório
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 anos
Publicado em 18 de junho de 2021, 16h40
PESQUEIRA – Novo normal com tudo diferente. É assim como a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Pesqueira encara a realização de um São João atípico na cidade em tempos de pandemia.
O palhoção do povo, na Praça Dom José Lopes, no centro da cidade, vira o Arraiá da Conscientização e vai abrigar diversas ações de prevenção e combate ao coronavírus.
Hoje (à tarde), as equipes da Secretaria de Turismo já começaram a fazer a ornamentação do centro da cidade, como total anuência do prefeito Bal de Mimoso. Além da praça, segundo o secretário de Turismo Guilherme Araújo, outras ruas serão decoradas com motivos juninos.
No dia 26 de junho, sábado, o Arraiá da Conscientização sediará uma vacinação em massa contra o coronavírus. Mas, segundo ele, a prevenção já começa amanhã (sábado, 19), quando Pesqueira também sedia uma gigante ação de vacinação para todos que já tomaram a 1ª dose da Coronavac e estão aptos para a segunda dose. VEJA CARTAZ ABAIXO.
FESTEJOS JUNINOS
Os festejos juninos de Pesqueira vão contar com bandeirinhas, decoração, cidade cenográfica, mas sem aglomeração de pessoas, fogos de artifício e fogueiras, que foram proibidas por força do Decreto Municipal.
“A intenção do Arraiá é justamente conscientizar toda a população que vivemos um tempo diferente, que nosso São João não terá fogueira nem fogos, mas muita alegria e prevenção”, frisa o secretário.
MINERVINO OSÓRIO
As restrições sociais para conter a transmissão do novo coronavírus não vão impedir a Prefeitura de Pesqueira de manter viva a tradição junina. Por isso, ficou decidido que o grande homenageado do São João deste ano será uma das figuras mais folclóricas da Terra do Doce e da Graça: Minervino Osório.
O criador do tradicional Casamento Matuto a Cavalo, faleceu no dia 13 de outubro do ano passado após complicações da covid-19. Minervino Osório revolucionou a arte de dramatizar o Casamento Matuto no interior de Pernambuco, com uma nova abordagem e sátira.
Minervino faleceu aos 94 anos, mas a tradição continua enraizada na cultura pesqueirense. O mundo da arte ainda está de luto, mas vai render homenagens ao grande mestre Minervino, cujo legado fica presente na história viva de Pesqueira e da região.
CASAMENTO MATUTO
Devido à pandemia, o tradicional Casamento Matuto de Minervino Osório não aconteceu em 2020. Minervino estava vivo e emocionou-se a ter que aguentar pela primeira vez um São João sem o casamento.
A Véspera de São João em Pesqueira sempre foi sinônimo de Casamento Matuto a cavalo. Minervino Osório chegou à nossa cidade aos 15 anos de idade, vindo de Buíque. Ele contava que a forma que encontrou de matar a saudade dos festejos antigos foi reproduzir o casamento matuto que ele presenciava na infância. Sua festa, virou tradição.
Minervino Osório foi um homem que viveu para a família e fez de sua criação um dos mais belos espetáculos juninos do interior de Pernambuco. A homenagem é mais que justa. Morreu Minervino, mas a tradição e o grande legado permanecem.
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!