Política

VICE-PRESIDENTE | Personalidades e homens públicos lamentam a morte de Marco Maciel, neto de Pesqueira

Everardo Maciel, Jarbas Vasconcelos, Armando Monteiro, Sílvio Costa, Evandro Chacon, Geraldo Cristovam Junior. Personalidades e políticos com ligações em Pesqueira lamentam morte de ex-presidente da República

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 12 de junho de 2021, 10h34

VICE-PRESIDENTE | Personalidades e homens públicos lamentam a morte de Marco Maciel, neto de Pesqueira

       O ex-governador de Pernambuco ex-vice-presidente da República Marco Maciel morreu em Brasília na madrugada deste sábado, 12 de junho, aos 80 anos.

       Marco Maciel ocupou a vice-presidência entre 1995 e 2002, nos dois mandados do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele sofria desde 2014 com complicações do Mal de Alzheimer e ele estava internado em um hospital do Distrito Federal. Maciel havia sido diagnosticado com Covid-19 em março.

       Pernambucano de Recife, nascido em 21 de julho de 1940, Marco Antônio de Oliveira Maciel se formou em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco em 1963 e iniciou sua trajetória política na Aliança Renovadora Nacional (Arena). Foi um dos articuladores do Partido Democrático Social (PDS), que substituiu a Arena, e seguiu no Partido da Frente Liberal (PFL), sucessor do PDS, e no Democratas (DEM), nome atual da legenda.

VEJA FRASES E DEPOIMENTOS DE PERSONALIDADES

EVERARDO MACIEL

“Homem público virtuoso, cidadão exemplar, intelectual refinado e querido amigo, dele recebi lições de civilidade, serenidade e dignidade. Filho do pesqueirense José do Rego Maciel, tinha um carinho muito especial por Pesqueira. Um exemplo de vida”, Everardo Maciel.

SILVIO COSTA FILHO

       “Lamento profundamente a morte do ex-governador, deputado, senador e vice-presidente Marco Maciel. Um homem que sempre cultivou a boa política, o diálogo e o amor pelo Estado e pelo Brasil. Marco Maciel é uma grande referência para todos nós. Sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Sem dúvida alguma, é um exemplo para a nossa geração. Sempre foi um homem sereno, equilibrado, que procurou fazer política respeitando a todos, independentemente de posição partidária, ideológica ou social.

       Nesse momento de dor, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública”.

       Deputado federal Silvio Costa Filho e família

ARMANDO MONTEIRO

       “Como político, Marco Maciel encarnou as maiores virtudes republicanas, honradez e dedicação às melhores causas. Como cidadão exemplar, nos deixou lições de moderação, equilíbrio e civilidade, que devem ser sempre valorizadas, especialmente neste tempo em que vivemos. Uma grande perda para o Brasil.

       O meu abraço a Dona Ana Maria e familiares”.

Armando Monteiro Neto

FOTO HISTÓRICA

GERALDO CRISTOVAM

       Geraldo Cristovam Júnior, ao lado de dois grandes políticos de Pernambuco. Marco Maciel e Jarbas Vasconcelos. Geraldo Júnior é um grande admirador de Marco Maciel.

       “Pernambuco perdeu hoje um dos maiores exemplos de político decente, preparado e articulador. Marco Maciel foi um grande líder e ao longo de trajetória política prestou relevantes serviços ao Estado de Pernambuco e ao Brasil.
       Vale destacar um trecho da música composta por Luiz Gonzaga que homenageou Marco Maciel após o sucesso do Projeto Asa Branca que construiu diversas barragens no Agreste, mas de modo especial no Sertão e nos brindou o poeta:

“Louvado seja Deus
Abençoada a canção
Louvado seja o homem
Que dá água pro Sertão”.


A foto acima é registro fotográfico feito pelo saudoso Tbei (famoso fotógrafo pesqueirense) de uma caminhada feita com Marco Maciel e Jarbas Vasconcelos na feira livre de Pesqueira/PE durante as eleições de 2010.

EVANDRO CHACON

       O ex-prefeito de Pesqueira Evandro Maciel Chacon, que governou o município por três vezes e foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), falou sobre o legado de Marco Maciel, não como político, mas como filho de pesqueirense e detentor de raízes profundas na cidade.       

Ouça a entrevista, em Podcast...

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também