Sociedade

AFETO E CUIDADO | Prefeitura de Venturosa realiza IX Semana do Bebê

A IX Semana do Bebê em Venturosa deu início a uma semana na qual todos os olhares, atenção e ações voltadas para a Primeira Infância estão em foco, com ações coordenadas pelas secretarias de Educação, onde temos a secretária Sônia Diógenes (articuladora do Selo UNICEF), Assistência Social (secretária Andréa Matos) e Saúde (secretário Ademar Bezerra), além dos parceiros CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes), Conselho Tutelar, Programa Mãe Coruja e Coordenadoria da Mulher.

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em

AFETO E CUIDADO | Prefeitura de Venturosa realiza IX Semana do Bebê

VENTUROSA (PE) – Nada mais oportuno que a lição de que crescer, de forma saudável, é essencial. A prefeitura de Venturosa, numa ação conjunta de várias pastas, realizou ontem (13 de outubro), a abertura da IX Semana do Bebê.

       Com o tema “Primeira Infância, Afeto e Cuidado para a Vida", “a Semana do Bebê é de extrema importância para o município como um todo, afinal, é período onde todos os olhares, atenção e ações voltadas para a Primeira Infância estão em foco”, explicou Andréa Matos, Secretária de Assistência Social

       Para a total eficácia da Semana, a Prefeitura de Venturosa conta com ações coordenadas pelas secretarias de Educação, onde temos a secretária Sônia Diógenes (Articuladora do Selo UNICEF), Assistência Social (secretária Andréa Matos) e Saúde (secretário Ademar Bezerra), além dos parceiros: CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes), Conselho Tutelar, Programa Mãe Coruja e Coordenadoria da Mulher.

       O Programa Criança Feliz tem a finalidade de promover o desenvolvimento de crianças, considerando sempre o contexto familiar em que se encaixam e fortalecendo a execução de políticas públicas.

“É de suma importância, visto que é um programa que também atende variadas faixas etárias, que inicia desde a gestação e vai até os seis anos, com o atendimento das crianças beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada)”, informa Andréa Matos.

       Mas, o foco do Programa na Semana do Bebê também é reforçar a importância dos vínculos familiares e incentivar o desenvolvimento integral dos pequenos, incentivando aspectos como Cuidados, Carinho, Estímulos e Relação Criança/Cuidador

       Quanto a Vulnerabilidade Social, assim como as ações do Estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social, também vê, como foco da Semana do Bebê, as famílias que estão enfrentando a vulnerabilidade social, em especial, àquelas com crianças de 0 a 3 anos de idade. Vale ressaltar que, pensando no Criança Feliz, a maior parte daqueles que participam são cadastradas no CadÚnico.

       “O trabalho em Rede fica muito mais fortalecido”, declara Andréa Matos, acrescentando que é por isso que, há anos, a Prefeitura de Venturosa realiza a Semana do Bebê, evento promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) e realizado mundialmente em atenção à primeira infância.

       O objetivo é também colaborar para a construção das relações de afeto e segurança para as crianças dentro das famílias. “As ações da Semana do Bebê envolvem várias secretarias municipais, que se empenham em promover atividades sobre a temática”, finalizou a Secretária Andréa Matos.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também