Sociedade

CIDADES MIL | Professor pesqueirense Eli Ferreira participa de Live Internacional

O Prof. Ms. Eli Ferreira, pernambucano da cidade de Pesqueira, atualmente residente na cidade de São Paulo, participará neste sábado, dia 20 de novembro de 2021, às 11h00 horas (horário de Brasília) / 16h00 horas (horário de Paris, sede da UNESCO), de uma Live Internacional abordando o Paradigma Cidades MIL.

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em

CIDADES MIL | Professor pesqueirense Eli Ferreira participa de Live Internacional

SÃO PAULO (SP) - O Prof. Ms. Eli Ferreira, pernambucano da cidade de Pesqueira, atualmente residente na cidade de São Paulo, participará neste sábado, dia 20 de novembro de 2021, às 11h00 horas (horário de Brasília) / 16h00 horas (horário de Paris, sede da UNESCO), de uma Live Internacional abordando o Paradigma Cidades MIL.

              Estabelecendo como principais objetivos o estímulo à conexão entre cidades do mundo e o desenvolvimento de competências individuais e coletivas em Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), em 2018 a UNESCO, com sede na França, propôs o paradigma Cidades MIL (Media and Information Literacy Cities), que integra em si paradigmas de cidade anteriormente desenhados, entre os quais os de Cidades do Conhecimento, Cidades Criativas e Inovadoras, 2 Cidades Empreendedoras, Cidades Saudáveis, Cidades Educadoras, Cidades Sustentáveis, Cidades Resilientes, Cidades Inteligentes.

              O paradigma Cidades MIL considera o cidadão como o centro, o elemento mais importante de tudo o que ocorre na cidade, o principal responsável por mudar a história da cidade e das pessoas que convivem em determinado ambiente geográfico.

              Cidades mais estruturadas podem ostentar uma, duas, ou até mais certificações, dependendo da capacidade de gestão, liderança e criatividade de seus gestores, bem como da participação de organizações privadas, institutos de pesquisas, cientistas e estudiosos preparados para oferecerem a ela o suporte necessário à sua evolução em termos econômicos, tecnológicos, estruturais, o que demanda uma etapa de análise diagnóstica, seguida da implementação e gestão de projetos.

              No entanto é muito difícil que uma cidade tenha certificações em número suficiente para torná-la diferenciada e atrativa aos olhos de investidores, que lhe possibilitem receber incentivos do governo, investimentos da classe empresarial local ou externa, que lhe propiciem crescimento, desenvolvimento e ampliação de excelentes oportunidades a todos.

              No ano de 2021 o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Universidade de São Paulo (Brasil), incluiu em seu Calendário de Atividades a disciplina Diversidades Pós-humanas e Ética do Cuidado no Paradigma das Cidades MIL, de responsabilidade dos Profs. Drs. Doutores Felipe Chibás Ortiz e Ronilda Iyakemi Ribeiro. Estavam sendo abordados, então, por primeira vez no mundo, em uma instituição de Ensino Superior, os Paradigma MIL e Cidades MIL da UNESCO.

              O Prof. Ms. Eli Ferreira, integrante do Corpo Discente dessa disciplina pioneira, conduziu consigo os conhecimentos adquiridos no Instituto de Psicologia da USP ao Programa de Pós-Graduação/Doutorado do Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP, onde desenvolve investigação na Linha de Pesquisa Comunicação e Cultura, focalizando seu interesse no tema A produção do carnaval na formação da identidade cultural latino-americana: Um estudo de caso múltiplo Brasil e Argentina. Esse estudo, de grande relevância para a cidade de Pesqueira e para a construção de conceitos de identidade e cidadania à luz do Paradigma Cidades MIL da UNESCO, 3 será abordado na live deste sábado, dia 20 de novembro, a partir das 11h00 horas.

              A figura apresentada a seguir, que ilustra parte da temática abordada, reúne os 13 Indicadores ou 13 áreas estratégicas e estruturais de interesse da gestão de uma cidade. A avaliação quantitativa desses Indicadores é realizada por meio de 252 métricas ou quesitos com base nas quais se busca validar a atuação de órgãos públicos e privados. Por meio desse diagnóstico que sinaliza a existência ou inexistência de boas práticas de gestão, ficam favorecidas melhorias estruturais, tecnológicas, educacionais, culturais, de saúde, segurança, governança e, acima de tudo, a participação dos cidadãos - atores principais de transformação.

              Não perca esta oportunidade ímpar de compartilhar conhecimentos e prestigiar nosso conterrâneo, o querido Professor Eli Ferreira.

Informações de participação do Google Meet


Link da videochamada: https://meet.google.com/cwi-ejxg-pxi

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também