EDUCAÇÃO DE QUALIDADE | Prefeitura de Pesqueira adere à campanha Busca Ativa Escolar do Unicef
Pesqueira se mobiliza para não deixar nenhum aluno fora da escola. “Os gestores e coordenadores das escolas municipais estão empenhados para garantir o acesso e o ensino a todos os estudantes da Rede Municipal”, diz Thiago Torres.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 anos
Publicado em



PESQUEIRA (PE) – “Vamos reforçar a Busca Ativa de cada estudante que estiver ausente da escola. Remota ou presencialmente, lugar de criança é na escola”. Com essa frase determinante, o Secretário de Educação, Thiago Torres, anunciou que a Prefeitura de Pesqueira aderiu à campanha Busca Ativa Escolar do Unicef.
Segundo ele, o Programa vai identificar e mapear crianças e adolescentes do município que não estejam estudando, além de auxiliar na implementação de políticas públicas que promovam a inclusão de alunos.
“A Busca Ativa é uma plataforma que foi desenvolvida pela UNICEF para fazer buscas de estudantes e crianças em situação de risco de evasão escolar”. A plataforma é monitorada pela Secretaria de Educação através de um técnico e trabalha em sistema de comunicação com as escolas, agentes de saúde e todos os que possam trabalhar na busca pelo estudante em risco de evasão”, explicou o Secretário.
A adesão foi feita pela Gerência Executivo de Ensino e Apoio Pedagógico e a Gerência Executiva de Rede. Segundo Romualdo Correia, através da UNDIME e como exigência para que o município de Pesqueira obtivesse o selo UNICEF.
Romualdo informa que “ainda não soaram alertas de alunos em perigo de evasão. Esses alertas são disparados pelas escolas e chegam até nós e são compartilhados entre as demais pessoas associadas ao sistema. Desta forma, cria-se uma rede de busca que chega até o aluno”, frisou.
O programa também busca estudantes que se distanciam do ensino através das aulas remotas. “Nesse momento de Pandemia e por conta do distanciamento social, tem-se preferido ligação telefônica, mas em casos mais graves, os professores vão até à casa do estudante”, adiantou Romualdo.
Uma verdadeira força-tarefa foi criada para evitar que o aluno não perca seu vínculo com a Escola. “O Programa já iniciou a ação de identificar e mapear crianças e adolescentes do município que estejam em risco de evasão, além de auxiliar na implementação de políticas públicas que promovam a inclusão de alunos”, acrescentou Thiago Torres.

CONJUNTO
A ação conjunta reúne as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. Combater a evasão escolar é um dos compromissos do município em relação ao futuro dos jovens moradores da cidade.
INOVAÇÃO
A cada dia, a Rede Municipal de ensino de Pesqueira traça e implementa novas estratégias para tornar o ensino mais atraente. Um exemplo são as novas tecnologias aliadas da Educação.
Ciente que a Educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, o secretário de Educação de Pesqueira aponta que é “extremamente necessário que retomar o vínculo entre os alunos e a escola para recuperar o interesse das crianças e adolescentes pelo estudo”.
Com a adesão ao programa, a Secretaria de Educação dá um salto para o futuro, atuando na garantia do direito ao acesso à educação. A ferramenta também é um mecanismo eficiente para que a evasão seja reduzida.
“É hora de agir para garantir que nenhuma criança ou adolescente seja deixado para trás. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia muito útil, Mas só é efetiva com o envolvimento de todas as políticas públicas (educação, saúde, assistência social, entre outras) e com a participação e o engajamento da sociedade”, finalizou o Secretário de Educação de Pesqueira, Thiago Torres.


Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!