Festival Pernambuco Meu País aquece economia de Pesqueira e atrai 40 mil turistas
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pesqueira, Éverton Guedes, a iniciativa consolida a cidade como destino turístico para além da fé.
Por Da Redação
atualizado há 1 ano
Publicado em
Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pesqueira
PESQUEIRA (PE) - Pesqueira vive um dos momentos mais movimentados do ano com a realização do Festival Pernambuco Meu País, que tem gerado impacto direto na economia local. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município deve receber cerca de 40 mil turistas até este domingo (17), com uma injeção aproximada de R$ 3 milhões nos setores de hospedagem, gastronomia, comércio, artesanato e serviços.
A taxa de ocupação hoteleira chegou a 91%, impulsionada pela presença de visitantes de cidades vizinhas e de estados como Paraíba e Rio Grande do Norte. Diferente do tradicional turismo religioso, que marca a história da cidade, desta vez o turismo de lazer ganhou protagonismo, atraindo um público diversificado em busca da programação cultural.
“O Festival Pernambuco Meu País mostra na prática como a cultura e o turismo caminham juntos para transformar a realidade das cidades. Em Pesqueira, vimos hotéis cheios, empregos sendo gerados e a economia local a todo vapor. Esse resultado foi possível graças à liderança da governadora Raquel Lyra, que tem colocado o turismo como prioridade e propulsor de desenvolvimento regional”, destacou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.
O evento também gerou oportunidades de trabalho, com a expectativa de 800 postos diretos. Além dos shows musicais, a programação incluiu o Forma PE, projeto voltado à formação, ao empreendedorismo e à capacitação de pequenos e microempreendedores, considerado um dos principais legados do festival.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pesqueira, Éverton Guedes, a iniciativa consolida a cidade como destino turístico para além da fé.
“Pesqueira contabiliza 40 mil turistas e R$ 3 milhões movimentados na economia. Esse visitante aproveita a programação, mas também conhece nossa cultura, o Santuário das Graças, o Carnaval dos Caiporas e a tradição indígena”, afirmou.
Realizado pelo segundo ano consecutivo em Pesqueira, o festival ampliou sua programação em relação à edição anterior, democratizando o acesso à cultura e valorizando a diversidade pernambucana. O evento é promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur.
Após Pesqueira, a caravana segue para Gravatá, no Agreste, com programação a partir da próxima quarta-feira (20).
Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pesqueira
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!