FORÇA FEMININA | Projeto Mulher Arteira e Rede Municipal de Proteção a Mulher em Pesqueira
Duas grandes ações marcam o trabalho de integrar a mulher. Uma oferece terapias ocupacionais e fonte de renda. A outra com o intuito dar assistência e proteger as mulheres pesqueirenses. Veja vídeo com Angélica Souza
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 anos
Publicado em



PESQUEIRA (PE) –Incentivar e colaborar com o protagonismo feminino por meio de ações que orientam sobre independência econômica, prevenção da violência doméstica, respeito sexual e outros temas importantes para o crescimento e fortalecimento da mulher.
Esses são os alicerces de dois amplos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Pesqueira, através da Coordenadoria da Mulher de Pesqueira. O projeto Mulher Arteira tem o intuito de promover terapias ocupacionais e oferecer uma fonte de renda.
Já a formação da Rede Municipal de Proteção a Mulher objetiva “promover, assistencializar e proteger as mulheres pesqueirense”. Segundo a chefe da Coordenadoria da Mulher em Pesqueira, Angélica Souza, a entidade é composta por agentes dos organismos federais, estaduais municipais e privados.
Os programas contam com total apoio do prefeito de Pesqueira Bal de Mimoso, e do secretário de Governo, Cacique Marcos, além da integração de todas as secretarias da Prefeitura Municipal.
ARTEIRA
O projeto Mulher Arteira funcionará por blocos de cursos, a cada dois meses um novo curso será disponibilizado para as integrantes.
Para fortalecer ainda mais a política pública para mulheres no município, a Coordenadoria da Mulher de Pesqueira deu início ao Projeto Mulher Arteira, que vai trazer enormes benefícios promovendo cursos com certificação e terapia ocupacional.
“Através da prefeitura municipal as alunas receberam um kit de material de suporte para o primeiro curso”, explica Angélica Souza.
O projeto visa oferecer oportunidades para elas encontrar meios de incrementar a renda familiar ou fomentar sua inserção no mercado de trabalho.
Mulheres em situação de vulnerabilidade social também integram o projeto. “O objetivo do Projeto é atender mulheres chefes de família dando-lhes uma nova perspectiva de trabalho e de futuro, proporcionando uma independência financeira por meio de trabalhos manuais e artesanatos”, destacou Angélica. Assista acima o vídeo com Angélica.
REDE DE PROTEÇÃO
Na última sexta-feira (1º de outubro), aconteceu a formação da Rede Municipal de Proteção a Mulher, que tem como objetivo promover, assistencializar e proteger as mulheres pesqueirense.
A rede será composta por agentes dos organismos federais, estaduais, municipais e privados.
Na solenidade de formação, a chefe da Coordenadoria da Mulher de Pesqueira, Angélica Souza, recebeu Verônica Ribeiro, da Organização Internacional Rede mulher Empreendedora, a deputada Gleide Ângelo, que na ocasião, reafirmou o seu compromisso com as mulheres de Pesqueira, além de Betânia Ribeiro, Coordenadora da Secretaria Estadual da Mulher.
O evento contou ainda com a presença da delegada Fabiana Ferreira, da DPMUL -PE, e da Gerente de Projetos da FADURPE, Mariana Pessoa.
Representantes da OAB, Polícia Militar, Polícia Civil, União Brasileira da Mulher, Prefeitura de Pesqueira, Câmara de Dirignetes Lojistas (CDL), de Clubes de Serviços, além de representantes das coordenadorias dos municípios vizinhos.
O coletivo de Mulheres Xukurus também se fez presente. Houve, inclusive uma visita à Aldeia Xukuru, onde várias lideranças foram recepcionadas por Dona Zenilda Araújo, viúva do Cacique Xicão e mãe do Cacique Marcos.
“A violência contra a mulher é uma chaga e precisamos extinguir de nossa sociedade pela conscientização e pela repressão. Vamos dispor de uma rede de proteção para encarar de frente esse desafio”, frisou Angélica.
A Rede Municipal de Proteção a Mulher também vai buscar a formação de servidores e lideranças visando a capacitação para orientações sobre questões relacionadas aos direitos da mulher.
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!