Sociedade

MONTANHISMO | Educação de Pesqueira conclui com louvor etapa Potiguar Matos do Projeto Ecopedagógico nas Escolas

3ª Etapa do Projeto Ecopedagógico nas Escolas com alunos da Potiguar Matos foi aula sobre ecossistema, em Pesqueira. Atividade se encerra para a Escola Potiguar Matos, que vivenciou três etapas. Agora, o Projeto Ecopedagógico nas Escolas seguirá para outra unidade a ser definida

Por Flávio José Jardim atualizado há 4 anos
Publicado em

MONTANHISMO | Educação de Pesqueira conclui com louvor etapa Potiguar Matos do Projeto Ecopedagógico nas Escolas
https://youtu.be/7kOu6bqRzrQ

PESQUEIRA (PE) - A primeira experiência do Projeto Ecopedagógico nas Escolas, da Secretaria de Educação de Pesqueira, foi concluída hoje (09 de dezembro), com a realização da última de três etapas das trilhas ecopedagógicas que cada escola da rede vai participar.

        O Projeto Ecopedagógico nas Escolas, apoiado pelo Secretário de Educação, Thiago Torres, em parceria com a Secretaria de Turismo e do Grupo de Montanhismo “Olho D’água” realizou a primeira Trilha com alunos da escola Potiguar Matos em três etapa. A última foi hoje (09).

        O primeiro trajeto foi vivenciado a parte ecológica, onde os alunos tiveram um contato com a natureza e puderam conhecer espécies de plantas e pequenos animais.

        Na segunda etapa do projeto, os estudantes receberam instruções sobre os cuidados com a natureza e a preservação do meio ambiente, onde os alunos fizeram uma limpeza no trajeto da trilha e no final receberam uma palestra sobre o lixo no meio ambiente.

        E na terceira parte, para finalizar o projeto, os integrantes conheceram a Casa das Sementes, e o berçário de mudas e fizeram plantio de algumas espécies de plantas nativas, reflorestando espaços apropriados.

        “O projeto está sendo um sucesso e os alunos estão encantados com o conhecimento que estão aprendendo”, disse os trilheiros.

        “As aulas de campo estão sendo muito divertida, os alunos estão refletindo diversas questões ambientais e dando um show de consciência ecológica à sociedade”.

        Segundo o Secretário Thiago, esse trabalho será feito também por outras escolas municipais de Pesqueira, e é de suma importância. “Despertar a consciência cidadã dos nossos estudantes é um trabalho indispensável. O meio ambiente e a mãe natureza agradecem a ação educativa”, ressaltou o secretário de Educação. O Projeto tem total apoio do prefeito Bal de Mimoso e do secretário de Governo, Cacique Marcos.

DIRETORA ROSYMERE XUKURU

        A Diretora da Escola Municipal Professor Potiguar Matos, Rosymere Xukuru, fez um depoimento encantador sobre o projeto:

        “De todos os desafios vivenciados este ano, este projeto foi um dos maiores. Uma honra para a nossa escola e para nossa comunidade, você sabe a escolinha do portal? Pois é hoje consolidou-se como uma referência de um projeto lindo, sonhado pelos trilheiros Rita de Cassia e Júnior, abraçado pela gestão da Secretaria de Educação na pessoa do professor Thiago Torres.

        Nossa Escola foi a primeira do município a vivenciar este projeto que trouxe aos alunos um encanto que acabou por contagiar a todos.

        “A primeira e segunda etapa ocorreram em dias de sábado, o que não foi empecilho para que grande parte dos servidores da escola se dispusesse a participar voluntariamente.

        Uma estrutura anterior à esta aula é formada dias antes para a preparação de alimentação as merendeiras chegam cedinho cerca de 6 horas da manhã para receber a ‘tropa’ com café da manhã e preparar o e almoço.

        Os porteiros e o pessoal serviços gerais se reversão na limpeza e organização da escola, outros integram a equipe de campo, ajudam no monitoramento dos alunos e dão suporte nessa organização.

        É uma engrenagem que precisa funcionar de maneira muito harmônica para que tudo ocorra da melhor forma.

        Ao longo do desenvolvimento do projeto outros agentes também muito importantes, chegaram para somar, entre eles a Defesa Civil, o professor Fábio Menino e hoje o agrônomo Iran Xukuru.

        Hoje me despeço do projeto com o coração cheio de gratidão por fazer parte de momento tão especial para os nossos alunos”.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também