Sociedade

Os Jovens no Poder Legislativo. Microrregião do interior de Pernambuco elege o futuro político

Eles são jovens, determinados, inseridos na política partidária e foram eleitos com pouca idade. Veja os jovens eleitos nas cidades de Pesqueira, Alagoinha, Poção, Sanharó, Arcoverde, Pedra, Belo Jardim e Lajedo

Por Flávio José Jardim atualizado há 4 anos
Publicado em

Os Jovens no Poder Legislativo. Microrregião do interior de Pernambuco elege o futuro político

       De acordo com dados legais, a juventude vai até os 29 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens estão optando por estudar por mais tempo, adiando casamento e a maternidade/paternidade e buscando mais participação em diversos segmentos sociedade, a política por exemplo.

       Menos de 10% dos vereadores eleitos no país têm menos de 29 anos. O número de jovens eleitos para o cargo de vereador no país caiu em comparação com os resultados das eleições municipais de 2012 e 2016.

       Para ser vereador, o cidadão precisa ter 18 anos na data da posse. Muitos são eleitos com o discurso de renovação de atitudes e de ideias. Alguns candidatos ouvidos pelo Site disseram que se candidataram porque cansaram de reclamar e decidiram ir às urnas.

ELEITOS

       Nas cidades de Pesqueira, Alagoinha, Poção, Sanharó, Arcoverde, Pedra, Belo Jardim e Lajedo pelo menos um representante jovem (de 18 a 29 anos) foi eleito. Poção elegeu dois.

       Os representantes mais jovens da microrregião (algumas cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco) são do sexo feminino: Rannya Freitas (PSB), em Sanharó, com apenas 18 anos, obteve 832 votos. E Rayssa de Riva (PSB), da cidade da Pedra, que completa 19 anos daqui a um mês, no dia 30 de dezembro e teve 751 votos.

       Em Poção, dois jovens foram eleitos. Cigano de Zé de Riva (Republicanos), aos 27 anos, alcançou 755 votos. Já Caique Alberto (PSDB), aos 26 anos, conquistou 503 votos.

       Em Arcoverde, João Marcos Tenório de Britto (MDB), aos 27 anos, conseguiu 1054 votos. João é estudante e tem o curso superior incompleto.  

       Em Pesqueira, o advogado Mateus Leite (PSDB), aos 25 anos, obteve 823 votos e teve uma grande vitória nas urnas.

       Em Lajedo, Júnior Rural (PSB), que tem 29 anos, somou 1175 votos e foi eleito.

       Em Alagoinha, o advogado Thiago Almeida (PSB), filho do ex-prefeito Maurílio Almeida (que foi eleito vice-prefeito), vai exercer uma vaga na Câmara de Vereadores em 2021. Thiago, aos 26 anos, obteve 706 votos.  

THALLYS É ELEITO O VEREADOR MAIS JOVEM DE BELO JARDIM E DO SEU PARTIDO EM TODO PERNAMBUCO

       Com apenas 22 anos, filiado e presidente municipal do Cidadania, Thallys Bezerra Agra de Lima, foi eleito vereador por Belo Jardim, obtendo 802 votos.

       Desde a infância, sempre apaixonado pela política, já na sua primeira disputa conseguiu sair vitorioso. “Com uma campanha limpa e propositiva surpreendemos muitos que apostavam na velha lógica de que quem tem dinheiro e tradição vence eleição”, disse o vereador eleito, acrescentando “Que faça valer a confiança depositada pelo povo com trabalho, transparência e seriedade. O futuro me espera”.

SANHARÓ: RANNYA FREITAS É A VEREADORA ELEITA MAIS JOVEM DO BRASIL, COM 18 ANOS.

       A estudante de Direito Rannya Oliveira Aquino de Freitas, 18 anos, é a vereadora eleita mais jovem do Brasil. Em 2021, ela assumirá uma vaga na Câmara Municipal de Sanharó, no Agreste de Pernambuco. Rannya Freitas (PSB), segue os passos da família, que está inserida na política do município.

       Com 832 votos, foi a segunda vereadora mais votada e a única mulher eleita.

       “É uma grande responsabilidade ser a mais jovem eleita no País”. Ela contou que “Desde cedo, participava de movimentos políticos em Sanharó e sempre tinha vontade de disputar uma eleição”.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também