Sociedade

PESQUEIRA | Arte gestacional faz a alegria de gestantes no Hospital Dr. Lídio Paraíba e lança Programa de Humanização do Parto

Programa leva mais saúde e tranquilidade para as futuras mamães. Hoje (31 de agosto), as gestantes foram recepcionadas, receberam informações e arte gestacional (desenhos nas barrigas). Ao final, houve orientações sobre aleitamento materno.

Por Flávio José Jardim atualizado há 2 anos
Publicado em 31 de agosto de 2021, 15h06

PESQUEIRA | Arte gestacional faz a alegria de gestantes no Hospital Dr. Lídio Paraíba e lança Programa de Humanização do Parto
https://youtu.be/n_Ady4T_nx8
Drª Elisabete Costa, Drª Ironeide Galindo, Drª Alliana Carnero e Drª Maria Eugênia.

PESQUEIRA (PE) – Gestantes emocionadas, futuras mamães tranquilas e desenhos nas barrigas. Foi assim o lançamento do programa de Humanização do Parto, hoje (31 de agosto), na Maternidade do Hospital Dr. Lídio Paraíba (HLP), em Pesqueira, agreste de Pernambuco.

      As futuras mamães receberam a arte gestacional, pintura feita na barriga de mulheres grávidas, como parte das iniciativas do Programa de humanização do parto. A Drª Elisabete Costa, Diretora da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pesqueira, acompanhou o evento.

      Segundo a Diretora do Hospital, Drª Alliana Carnero, um dos objetivos do Programa de Humanização do Parto é garantir que a Atenção Básica e o Hospital façam o acolhimento nas gestantes, incentivando o parto normal. “É uma forma de mostrar a comunidade (no caso específico das gestantes) que a atenção básica e o hospital trabalham juntos desde os primeiros atendimentos, da gestação até o parto humanizado”.

QUEBRANDO TABUS

      “A meta da arte gestacional e trazer as gestantes para dentro da maternidade, para elas terem o primeiro contato e acolhimento e mostrar a importância do parto humanizado, que é um parto bem assistido e quebras tabus e medos que algumas delas possam ter”, disse Drª Maria Eugênia, coordenadora de Enfermagem.

      A intenção também é mostrar o centro cirúrgico, informar as posições que as gestantes podem ter o bebê e dar dicas nutricionais, de educação física e em outras áreas. Tudo isso faz parte do Programa de Humanização do Parto, para que as futuras mamães saibam passo a passo o que vai acontecer no momento ter o neném.

ARTE GESTACIONAL

      Segundo a Coordenadora da Maternidade do Hospital Dr. Lídio Paraíba, Drª Ironeide Galindo, esse momento de arte gestacional, hoje, no HLP, simboliza todo o excelente acompanhamento que a gestante terá na hora do parto.

      “Visa também mostrar que nós temos suporte e potencial para assistir todas as gestantes da cidade de baixo risco, além de mostrar as posições, como é o parto normal, para elas perderam o receio”, explica Drª Ironeide, lembrando que algumas gestantes ainda temem o parto normal, mas o evento o programa é justamente para quebrar tabus e mostrar que o parto normal é totalmente saudável.

      No evento, hoje, como mostram as fotos, as gestantes estavam tranquilas e receberam muitas informações, além das pinturas nas barrigas. Elas também receberam noções sobre o aleitamento materno.  

       Esse tipo de ação para as mães é de extrema importância para realização do parto de forma humanizada. A chegada de um filho é um momento histórico na vida da família e o método de arte gestacional é realizado com desenhos feitos a partir de moldes, respeitando a posição exata do feto dentro da placenta.

      O desenho ajuda as mães a compreender como está o bebê, onde estão os membros e órgãos, potencializando a conexão entre eles. A arte gestacional fortalece vínculo e alivia tensões do pré-parto.

      Segundo especialistas, a pintura pode ser observada ainda como uma espécie de “despedida da barriga”. Após longas semanas, o método inicia a preparação das futuras mamães para a chegada dos bebês.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também