Profissionais de laboratórios, farmácias e pessoal de funerárias serão imunizados conta a covid-19 em Pesqueira
Reunião com o secretário de Saúde Dr. Ribamar Coutinho e o Secretário Geral do Conselho de Farmácia de Pernambuco, Dr. Éverton Guedes, definiu prioridades. Primeiro serão imunizados os profissionais que realizam testes para covid-19 e funcionários que fazem sepultamentos com corpos potencialmente contaminados
Por Flávio José Jardim
atualizado há 4 anos
Publicado em


A Secretaria de Saúde de Pesqueira aguarda mais lotes de doses de vacinas para ampliar o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Contra a covid-19.
Segundo o Secretário Geral do Conselho de Farmácia de Pernambuco, Dr. Éverton Guedes, “Farmacêuticos e laboratórios são estratégicos na vacinação”.
Éverton informou que desde o dia 20 de janeiro, Dia Nacional do Farmacêutico, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) deu início à campanha “Farmacêuticos são essenciais. E merecem nosso reconhecimento”.
Além de outras reivindicações do setor, para que os farmacêuticos e as farmácias sejam aliados do Sistema Único de Saúde (SUS) na imunização dos brasileiros, o CFF reforça a ideia que inclui os farmacêuticos no grupo prioritário para receber a vacina na fase 1.
Na última sexta-feira (12), houve uma reunião entre o Secretário de Saúde Dr. Ribamar Coutinho e o Secretário Geral do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, Dr. Éverton Guedes e a Coordenadora do PNI Municipal Ana Cláudia. Na pauta, a definição dos profissionais que serão contemplados com a vacinação ainda nessa fase.
Ficou definido que hoje (15 de fevereiro) serão imunizados os profissionais farmacêuticos, biomédicos, técnicos de laboratório, recepção e serviços gerais dos laboratórios que realizam testes para a covid-19, bem como farmacêuticos que realizam testes da covid-19 nas farmácias privadas.
Posteriormente, de acordo com as doses recebidas serão contemplados os demais farmacêuticos e profissionais desses setores que trabalham nas farmácias de Pesqueira, os quais apesar de não realizarem os testes de covid-19 prestam assistência e atendimento à população.
Também ficou acordado que a Saúde vai imunizar o pessoal de funerárias, que têm contato com corpos potencialmente contaminados e que de acordo com o Plano Nacional de Imunização à medida que for incluso os demais profissionais e liberadas as respectivas doses.
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!