TRANSPARÊNCIA: Pesqueira divulga lista de vacinados até agora contra Coronavírus. Veja a relação dos imunizados
O Secretário de Saúde de Pesqueira. Dr. Ribamar Coutinho, informou que toda a vacinação está sendo realizada na mais clara transparência. “Não houve fura-fila”, destaca. VEJA AS LISTAS
Por Flávio José Jardim
atualizado há 4 anos
Publicado em



A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pesqueira anunciou hoje, 06 de fevereiro, que disponibiliza a lista de pessoas imunizadas contra o Coronavírus no município. Foram divulgadas duas planilhas de listas nominais de dois grupos prioritários vacinados na 1ª etapa em Pesqueira.
O objetivo é dar ainda mais transparência na divulgação das informações do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. Até esta sexta-feira (dia 05), 430 profissionais de Saúde do Hospital Dr. Lídio Paraíba e Atenção Básica foram vacinados, além de 20 de ILP - Instituição de Longa Permanência (Lar Esperança de Vida).

No abrigo, foram vacinados 20 profissionais que cuidam dos assistidos, 30 idosos acima de 60 anos e 7 deficientes acima de 18 anos.
No site os internautas poderão ter acesso ao nome de todas as pessoas que já foram vacinadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde. A relação também será enviada ao Ministério Público.

LISURA E MAIS VACINAS
A relação de imunizados será atualizada a cada etapa da vacinação, bem como o quantitativo de doses chegadas será informado, tudo com transparência, lema da Secretaria de Saúde.
Além da lista, a secretaria já apresentou boletins, gráficos, decretos, orientações técnicas e restrições estabelecidas tanto pelas redes sociais da prefeitura quanto neste site.
Quanto à denúncia de 32 pessoas que teriam furado a fila em Pesqueira, o secretário de Saúde explicou que “na primeira etapa veio um quantitativo de vacinação para toda a área indígena, somando mais de 12 mil doses para imunizar 100% da área indígena”, revela o secretário.
Ele destaca ainda que “Lá, na área indígena, a vacinação obedeceu às definições do Plano de Imunização da Saúde Indígena, que nós (aqui no centro de Pesqueira) não temos acesso nem definimos esse formato de vacinação”, destaca.
Dr. Ribamar diz ainda que “nessa definição de indígena como prioritário, são índios acima de 18 anos aldeados. Só que existem duas tribos, a Xukuru do Ororubá (lá na Serra) e a Xukuru do Ororubá, um grupo que também recebeu as doses e muitos integrantes moram em Pesqueira”, ressalta.
Alguns índios que moram em Pesqueira receberam a doses e aparentemente postaram fotos nas redes sociais e isso gerou a polêmica como se fossem furas-fila. “Nunca ocorreu o fura-fila em Pesqueira. Saiu um boato de como nós (da Saúde) estivéssemos liberando doses para eles, mas não. Eles foram imunizados na área indígena porque fazem parte de um grupo prioritário, só que alguns moram na cidade”, revela Dr. Ribamar.
Mas, Dr. Ribamar argumenta que “isso são suposições, não podemos afirmar por que não temos acesso às informações de como foi procedida a vacinação da área indígena, cabe a eles”, frisa.
Por isso, a secretaria de Saúde decidiu divulgar a lista dos imunizados dos profissionais de Saúde (UPA e Hospital) e da Instituição de Longa Permanência. A lista dos idosos vacinados será divulgada em breve.
O secretário de Saúde informa também que está na expectativa de receber um maior quantitativo de doses, que daria para imunizar mais 208 profissionais de Saúde para concluir a vacinação e iniciar vacinar os profissionais de saúde da linha privada.
VEJA A LISTA DOS IDOSOS DO LAR ESPERANÇA DE VIDA



Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!