Venturosa dá exemplo e recebe prêmio nacional dentro do Programa Olhar para as Diferenças
Por ter criado alternativas de atendimentos às crianças assistidas pelo Programa Olhar as Diferenças, durante a pandemia, Venturosa recebeu Prêmio Nacional
Por Flávio José Jardim
atualizado há 4 anos
Publicado em


O trabalho desempenhado em Venturosa nesses tempos turbulentos do coronavírus foi reconhecido nacionalmente com o Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia, promovido pelas fundações Maria Cicília Souto Vidigal e Bernardo Van Leer. A ação em Venturosa está entre as 100 práticas que se destacaram no país pelo atendimento a crianças de 0 a 6 anos.
Segundo os profissionais premiados de Venturosa, “esse atendimento precisou de ajustes, mas não parou de funcionar. “Desde o início das paralisações as equipes sempre continuaram fazendo as visitas e observando as necessidades das mães e das crianças. Fizemos esses acompanhamentos também através das videoaulas, inovamos e criamos alternativas”, destacou Maria do Socorro Claudino Bezerra, articuladora do Programa Olhar para as Diferenças em Venturosa.
“Chegar ao final e ver nosso trabalho ser reconhecido é sinal de que estamos no caminho certo”, frisou, emocionada. A satisfação de Maria do Socorro é mais do merecida. Dos 781 trabalhos inscritos (de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal), 100 foram premiados. Um de Venturosa.
Venturosa venceu com louvor no Estado de Pernambuco e foi destaque no Brasil. Só para se ter uma ideia da importância desse trabalho, a cidade foi a única da microrregião que recebeu o prêmio específico.
O Programa “Olhar para as diferenças” está presente em 13 cidades que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde (Geres): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa. Porém, nesta premiação, apenas Venturosa saiu vitoriosa.
Durante a premiação, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, parabenizou Venturosa. A coordenadora estadual do Programa, Flávia Veras, também ressaltou a importância do trabalho em rede e de maneira intersetorial. “Este resultado espelha o esforço e construção de muitas mãos que, em momento de crise, souberam se reinventar e fazer a diferença”, acrescentou.

APOIO
O município ser reconhecido com o Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia, mostra o trabalho e o apoio efetivo do prefeito Eudes Tenório, que tem um “olhar social” em sua administração.
O programa municipal foi destaque e, com a premiação, a cidade é reconhecida nacionalmente por suas iniciativas de promoção às boas práticas de visitadores durante a pandemia.
Além de receber certificação, Venturosa e a administração Eudes Tenório ganha visibilidade e fica registrada como exemplo de prática exitosa para a inspiração de outras cidades.

O programa foi criado em 2019 com o objetivo de garantir os direitos das crianças com deficiência de 0 a 6 anos no Estado. A iniciativa identificou e destacou os profissionais e as suas boas práticas de desenvolvimento infantil, estímulo às crianças e fortalecimento das famílias na primeira infância.
A iniciativa vem para corroborar com o compromisso do Marco Legal da Primeira Infância, que foi instituído após decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, em junho de 2017.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!