ZOONOSES | Audiência Pública em Alagoinha (PE), discute o bem-estar dos animais
O controle da população animal em condição de rua e o combate a zoonoses foram alguns dos assuntos discutidos durante a Audiência.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 anos
Publicado em



ALAGOINHA (PE) - Nesta manhã, dia 06 de agosto de 2021, sexta-feira, aconteceu na cidade de Alagoinha, agreste pernambucano, a 1° Audiência Pública voltada especificamente para discutir o controle dos animais em situação de rua, o combate a zoonoses e outras medidas voltadas para a causa animal.
Estiveram presentes no evento o Prefeito Uilas Leal e o vice-prefeito Maurilio Almeida, os Vereadores, os Secretários e Diretores do município, além de ONG’s que atuam na área, representantes do Poder Judiciário, profissionais especializados e a sociedade civil organizada que esteve presente de forma maciça.
Os problemas gerados na sociedade pelos animais que estão em condição de rua, a importância do combate a zoonoses e a conscientização da população sobre o tema são assuntos que tocam todo o Brasil, mas que o poder público, muitas vezes, não compreende o quanto essas demandas interferem diretamente a sustentabilidade do meio ambiente local e a vida das pessoas.

Na cidade de Alagoinha o assunto ganha um amplo espaço de discussão no poder público, de forma ampla, participativa e descentralizada. A Audiência Pública não só discutiu as possíveis consequências da falta de políticas públicas, mas principalmente apresentou várias medidas significativamente importantes que vão ser implementadas.
A iniciativa da Audiência partiu da Câmara de Vereadores de Alagoinha, representada na figura do Presidente Flávio Junior, que é um defensor da causa animal e antes de ser eleito vereador já mantinha uma relação orgânica com os diversos grupos da sociedade civil que desenvolviam ações nesse sentido na cidade.
“É sempre importante ressaltar a importância da atuação de várias pessoas, que atuavam organizadas ou de maneira isoladas, desde muito tempo no nosso município, e que são referências para todos nós nesta luta, manter um diálogo direto e constante com essas pessoas é um compromisso da nossa atuação enquanto representantes do povo.” - destaca o vereador.
Algumas das medidas anunciadas pelo Prefeito Uilas Leal é uma parceria com instituições, que vão atuar já neste semestre e proporcionará uma série de castrações nos animais do município, medida que é estrutural no controle dos animais.
O Secretário de Educação Alison Nogueira anunciou várias medidas no ensino que serão implementadas, a partir do dia 4 de outubro, no sistema educacional público da cidade para criar conscientização nos alunos e alunas, de todas as idades, sobre a importância do cuidado com os animais. A Secretária de Saúde, com a Vigilância Sanitária também esteve presente falando de várias ações em conjunto com o poder público dentro deste campo.
A Audiência Pública destacou a importância da participação de toda a população no processo de não só pensar e discutir medidas eficientes e necessárias para amenizar os problemas, mas também de colocar em prática, no dia a dia, as reflexões e os aprendizados que foram óbitos no decorrer da Audiência. Diante de um processo que, apesar de já ter uma atuação consolidada no nosso município desde muito tempo pela população, vem ganhando cada vez mais força ao lado do poder legislativo e executivo de Alagoinha.
Texto: Wagner França

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!